29 Novembro 2020, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Bióloga Raquel Gaspar vence prémio com projecto ‘Guardiãs do Mar’

Bióloga Raquel Gaspar vence prémio com projecto ‘Guardiãs do Mar’ [VÍDEO]

Co-fundadora da Ocean Alive concorre agora ao Prémio Internacional do Público, cuja votação online decorre até 24 de Março no site da Fundação Yves Rocher

 

- PUB -

Raquel Gaspar, co-fundadora da Ocean Alive, foi a vencedora da 8.ª edição do Prémio Terres de Femmes Portugal 2017 como coordenadora do projecto “Guardiãs do Mar: Salvar o Ambiente, Preservar Empregos”, desenvolvido no Estuário do Sado.

O “Guardiãs do Mar” envolve pescadoras do Estuário do Sado, que estejam desempregadas, num programa de capacitação para torná-las guias-marinhas, agentes de sensibilização ou monitoras. A meta nos próximos três anos é conseguir capacitar 12 pescadoras e para isso contribuirá o prémio financeiro de 10 mil euros que Raquel Gaspar ganhou.

A Ocean Alive trabalha com as pescadoras como “peça catalisadora da transformação de comportamentos”, com objectivo de sensibilizar a comunidade – nomeadamente os pescadores que se dedicam à apanha do lingueirão e do casulo e têm por hábito largar as embalagens de sal na maré – para o problema da poluição plástica do Estuário do Sado.

- PUB -

Outra das facetas do projecto é uma campanha de sensibilização, que desde 2015 já sensibilizou mais de 600 estudantes e turistas, e a monitorização das pradarias com os cientistas.

A Ocean Alive procura assim responder ao “problema da degradação e destruição das pradarias marinhas do Estuário do Sado”, causado pelo lixo da mariscagem, pelas âncoras que destroem as pradarias e pela pesca destrutiva.

Raquel Gaspar recebeu o Prémio Terres de Femmes Portugal 2017 num evento em Leça da Palmeira e ao DIÁRIO DA REGIÃO confessou que sempre “quis ser uma das vencedoras” por acreditar que a iniciativa “tem tudo a ver com os critérios do prémio”. “É uma grande responsabilidade e um grande desafio levar o projecto avante”, disse.

- PUB -

A bióloga marinha representa agora Portugal na corrida ao Prémio Internacional do Público, entre outras nove candidatas, cuja votação, online, realiza-se até ao dia 24 de Março no site da Fundação Yves Rocher. O prémio do público e o Prémio Internacional do Júri serão entregues numa cerimónia a ter lugar em Paris no final de Março.

O Prémio Terre de Femme, criado em 2001, procura “distinguir, dar visibilidade e apoiar financeiramente projectos de mulheres com um forte compromisso com o ambiente, e que trabalham para uma pegada ecológica mais positiva”. Na primeira fase concorreram 26 mulheres empreendedoras, de 10 países.

Conheça melhor o projecto da Ocean Alive através do vídeo abaixo.

Embaixadora do Reino Unido ajuda a limpar sapal

A embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Hayes, e mais 10 mulheres da respectiva comitiva ajudaram os voluntários da Ocean Alive a limpar um quilómetro de sapal no Estuário do Sado, no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março.

Quase 800 embalagens de sal e dezenas de sacos com lixo foram o balanço da limpeza conseguida em mais uma acção da campanha “Mariscar SEM Lixo”.

O dia com a embaixadora incluiu uma visita às pescadoras em plena pesca e ainda uma prova de petiscos de choco e doçarias confeccionados pelas pescadoras, com direito a vinho oferecido pela Quinta do Alcube. Na acção participaram a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Junta de Freguesia da Comporta.

Fotos: Fundação Yves Rocher/Ocean Alive/D.R.
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Serviços municipais passam para antigo Lidl

Obras de reabilitação do futuro equipamento arrancam em Janeiro O concurso para a reabilitação do edifício ocupado anteriormente pela superfície comercial LIDL, na Quinta da...
- PUB -