25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAlegro Meia Maratona de Setúbal aponta à meta dos dois mil participantes

Alegro Meia Maratona de Setúbal aponta à meta dos dois mil participantes

Evento desportivo e familiar, com uma prova de 21 quilómetros a passar mais próxima do rio e da serra, espera atrair largos milhares de pessoas à cidade durante o fim-de-semana de 20 e 21 de Maio

 

- PUB -

Mais de duas mil pessoas deverão participar na Alegro Meia Maratona de Setúbal, evento desportivo que se realiza no fim-de-semana de 20 e 21 de Maio, em Setúbal, com uma meia maratona de 21 quilómetros mais próxima do rio e da serra, uma Corrida das Famílias e uma Corrida Miúdos Alegro.

“Vamos dar continuidade à Cidade Europeia do Desporto 2016 e à nossa competência e capacidade de projectar Setúbal pelo desporto”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal na apresentação da prova, ontem de manhã, no centro comercial Alegro.

Junto de Maria das Dores Meira estiveram o vereador do desporto da autarquia, Pedro Pina, o director-geral da Immochan, Mário Costa, o director da HMS Sports, Hugo Sousa, e Isabel Silva, como madrinha desta edição da meia maratona.

- PUB -

Pedro Pina classificou a parceria entre a autarquia e o Centro Comercial Alegro na organização da prova como um “desafio extraordinário” e explicou que, uma vez conseguida na edição passada a classificação de três estrelas da Associação Europeia de Atletismo – Running for All, o objectivo é ir mais longe. “Creio que os nossos parceiros vão trabalhar muito porque o nosso objetivo é atingir as cinco estrelas, é para isso que trabalhamos todos os anos”.

Reconhecendo que há inúmeras meias maratonas no país, o vereador salientou, no entanto, que a meia maratona de Setúbal “é uma experiência única”, porque “só em Setúbal se consegue correr com o Sado aos pés, só em Setúbal se consegue fazer uma incursão junto da Serra da Arrábida”.

O município de Setúbal espera que entre “quatro a cinco mil pessoas” visitem Setúbal a propósito da prova de atletismo, tendo em conta que a “maior parte delas vêm com as famílias”, “não só da região, mas de outros pontos do país”, revelou Maria das Dores Meira ao DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

A Alegro Meia Maratona de Setúbal tem preparados pacotes especiais de alojamento para os atletas e respectivas famílias, numa série de unidades da cidade, solução que, uma vez esgotada, pode ser complementada com o número crescente de camas de alojamento local, explicou a presidente da autarquia.

 

Edição deste ano traz novidades

A Alegro Meia Maratona de Setúbal, marcada para dia 21 de Maio (domingo) e com partida às 10h, terá uma distância de 21,0795 quilómetros, com partida no Viaduto Arrábida, ao pé do centro comercial, e meta na Avenida Luísa Todi, em frente ao Largo José Afonso. No pódio aí instalado serão premiados os três primeiros lugares.

Uma das novidades da edição deste ano, e que os atletas deverão ter em conta, são os abastecimentos líquidos aos cinco, 10, 15 quilómetros e na meta da prova, e os abastecimentos sólidos aos 15 quilómetros e na meta. Haverá ainda, tal como o ano passado, uma meta volante ao quilómetro dez que garante prémios para os primeiros atletas masculino e feminino que por lá passarem.

Nesta edição, o período de levantamento dos kits de atleta também é alargado em mais um dia e com a possibilidade de levantamento dos kits no dia da prova, da parte da manhã. Bengaleiro, estacionamento, transferes entre os locais de partida e meta (ida e volta) e possibilidade de os atletas tomarem banho, no Clube Naval Setubalense, estão também assegurados.

“Conseguimos reinventar a prova, com um novo percurso e um novo figurino”, acrescentou Hugo Sousa, director a HMS Sports que assegura a organização técnica do evento. O percurso terá vários níveis de dificuldade, com uma subida ao longo de 600 metros na serra, mas é indicado a todos os que queiram competir.

A organização espera mais de mil inscrições na Alegro Meia Maratona de Setúbal, cerca de 800 na Corrida das Famílias e duas centenas de crianças na Corrida Miúdos Alegro, o que perfaz um total de mais de dois mil participantes. As inscrições estão já abertas no site do evento, em alegromeiamaratonadesetubal.pt.

No dia 21 de Maio (domingo) é também dado o sinal de partida na Corrida das Famílias, às 10h, uma prova de 5,5 quilómetros, de carácter lúdico e indicada para pessoas de todas as idades. Para as crianças (dos 5 aos 13 anos de idade), realiza-se a Corrida Miúdos Alegro, com uma distância de até mil metros e em que os pequenos atletas podem ser acompanhados.

Segundo Mário Costa, director-geral da Immochan Portugal, o evento pretende ser uma “festa das famílias”, pelo que haverá “eventos musicais e promocionais” instalados no jardim exterior do centro comercial, durante o dia 20.

Isabel Silva e Tiago Teotónio Pereira apadrinham prova

Isabel Silva, repórter e apresentadora da TVI, e Tiago Teotónio Pereira, actor que neste momento integra o elenco de uma novela da SIC, são os padrinhos da edição deste ano da Alegro Meia Maratona de Setúbal.

“Eu e o Tiago estamos muito entusiasmados com esta prova, vamos correr juntos e será para nós também uma estreia. Vai ser divertido”, contou a desportista em declarações ao DIÁRIO DA REGIÃO. “É a primeira vez que vou correr na serra [da Arrábida] e não estou com receio das subidas e descidas, porque pretendo preparar-me e também partilhar a minha preparação durante estes meses com os meus seguidores”, disse a apresentadora.

Isabel Silva, que corre desde há dois anos e participa regularmente em inúmeras maratonas no país e no estrangeiro, mostrou-se sobretudo entusiasmada com o facto de poder correr entre a Serra da Arrábida e o rio Sado, que considerou serem de “uma beleza paisagística única e incrível”, juntando a isso o apoio popular durante o percurso.

 

Fotos: Alegro Setúbal/D.R.
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -