19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAlegro Meia Maratona de Setúbal aponta à meta dos dois mil participantes

Alegro Meia Maratona de Setúbal aponta à meta dos dois mil participantes

Evento desportivo e familiar, com uma prova de 21 quilómetros a passar mais próxima do rio e da serra, espera atrair largos milhares de pessoas à cidade durante o fim-de-semana de 20 e 21 de Maio

 

- PUB -

Mais de duas mil pessoas deverão participar na Alegro Meia Maratona de Setúbal, evento desportivo que se realiza no fim-de-semana de 20 e 21 de Maio, em Setúbal, com uma meia maratona de 21 quilómetros mais próxima do rio e da serra, uma Corrida das Famílias e uma Corrida Miúdos Alegro.

“Vamos dar continuidade à Cidade Europeia do Desporto 2016 e à nossa competência e capacidade de projectar Setúbal pelo desporto”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal na apresentação da prova, ontem de manhã, no centro comercial Alegro.

Junto de Maria das Dores Meira estiveram o vereador do desporto da autarquia, Pedro Pina, o director-geral da Immochan, Mário Costa, o director da HMS Sports, Hugo Sousa, e Isabel Silva, como madrinha desta edição da meia maratona.

- PUB -

Pedro Pina classificou a parceria entre a autarquia e o Centro Comercial Alegro na organização da prova como um “desafio extraordinário” e explicou que, uma vez conseguida na edição passada a classificação de três estrelas da Associação Europeia de Atletismo – Running for All, o objectivo é ir mais longe. “Creio que os nossos parceiros vão trabalhar muito porque o nosso objetivo é atingir as cinco estrelas, é para isso que trabalhamos todos os anos”.

Reconhecendo que há inúmeras meias maratonas no país, o vereador salientou, no entanto, que a meia maratona de Setúbal “é uma experiência única”, porque “só em Setúbal se consegue correr com o Sado aos pés, só em Setúbal se consegue fazer uma incursão junto da Serra da Arrábida”.

O município de Setúbal espera que entre “quatro a cinco mil pessoas” visitem Setúbal a propósito da prova de atletismo, tendo em conta que a “maior parte delas vêm com as famílias”, “não só da região, mas de outros pontos do país”, revelou Maria das Dores Meira ao DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

A Alegro Meia Maratona de Setúbal tem preparados pacotes especiais de alojamento para os atletas e respectivas famílias, numa série de unidades da cidade, solução que, uma vez esgotada, pode ser complementada com o número crescente de camas de alojamento local, explicou a presidente da autarquia.

 

Edição deste ano traz novidades

A Alegro Meia Maratona de Setúbal, marcada para dia 21 de Maio (domingo) e com partida às 10h, terá uma distância de 21,0795 quilómetros, com partida no Viaduto Arrábida, ao pé do centro comercial, e meta na Avenida Luísa Todi, em frente ao Largo José Afonso. No pódio aí instalado serão premiados os três primeiros lugares.

Uma das novidades da edição deste ano, e que os atletas deverão ter em conta, são os abastecimentos líquidos aos cinco, 10, 15 quilómetros e na meta da prova, e os abastecimentos sólidos aos 15 quilómetros e na meta. Haverá ainda, tal como o ano passado, uma meta volante ao quilómetro dez que garante prémios para os primeiros atletas masculino e feminino que por lá passarem.

Nesta edição, o período de levantamento dos kits de atleta também é alargado em mais um dia e com a possibilidade de levantamento dos kits no dia da prova, da parte da manhã. Bengaleiro, estacionamento, transferes entre os locais de partida e meta (ida e volta) e possibilidade de os atletas tomarem banho, no Clube Naval Setubalense, estão também assegurados.

“Conseguimos reinventar a prova, com um novo percurso e um novo figurino”, acrescentou Hugo Sousa, director a HMS Sports que assegura a organização técnica do evento. O percurso terá vários níveis de dificuldade, com uma subida ao longo de 600 metros na serra, mas é indicado a todos os que queiram competir.

A organização espera mais de mil inscrições na Alegro Meia Maratona de Setúbal, cerca de 800 na Corrida das Famílias e duas centenas de crianças na Corrida Miúdos Alegro, o que perfaz um total de mais de dois mil participantes. As inscrições estão já abertas no site do evento, em alegromeiamaratonadesetubal.pt.

No dia 21 de Maio (domingo) é também dado o sinal de partida na Corrida das Famílias, às 10h, uma prova de 5,5 quilómetros, de carácter lúdico e indicada para pessoas de todas as idades. Para as crianças (dos 5 aos 13 anos de idade), realiza-se a Corrida Miúdos Alegro, com uma distância de até mil metros e em que os pequenos atletas podem ser acompanhados.

Segundo Mário Costa, director-geral da Immochan Portugal, o evento pretende ser uma “festa das famílias”, pelo que haverá “eventos musicais e promocionais” instalados no jardim exterior do centro comercial, durante o dia 20.

Isabel Silva e Tiago Teotónio Pereira apadrinham prova

Isabel Silva, repórter e apresentadora da TVI, e Tiago Teotónio Pereira, actor que neste momento integra o elenco de uma novela da SIC, são os padrinhos da edição deste ano da Alegro Meia Maratona de Setúbal.

“Eu e o Tiago estamos muito entusiasmados com esta prova, vamos correr juntos e será para nós também uma estreia. Vai ser divertido”, contou a desportista em declarações ao DIÁRIO DA REGIÃO. “É a primeira vez que vou correr na serra [da Arrábida] e não estou com receio das subidas e descidas, porque pretendo preparar-me e também partilhar a minha preparação durante estes meses com os meus seguidores”, disse a apresentadora.

Isabel Silva, que corre desde há dois anos e participa regularmente em inúmeras maratonas no país e no estrangeiro, mostrou-se sobretudo entusiasmada com o facto de poder correr entre a Serra da Arrábida e o rio Sado, que considerou serem de “uma beleza paisagística única e incrível”, juntando a isso o apoio popular durante o percurso.

 

Fotos: Alegro Setúbal/D.R.
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -