28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHospitais de Setúbal renovam aposta na investigação clínica

Hospitais de Setúbal renovam aposta na investigação clínica

Até agora foram desenvolvidos 14 ensaios clínicas e 64 estudos científicos. Desde o final do ano passado, o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento do CHS captou mais 166 mil euros para continuar investigação

 

- PUB -

O Centro Hospitalar de Setúbal, composto pelos hospitais de São Bernardo e Ortopédico Sant’igado do Outão, vai continuar a apostar forte na investigação clínica e ensaios clínicos, criando uma “cultura de investigação” e capacitando os profissionais de saúde para que os doentes possam ter “acesso às novas tecnologias” e a “novas terapêuticas”.

As linhas estratégicas que o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) pretende seguir este ano passam pela promoção de uma “cultura de investigação científica no Centro Hospitalar de Setúbal”, por “melhorar a comunicação entre profissionais”, por capacitar os profissionais para investigação científica e por profissionalizar o GID como “um pólo catalisador da investigação científica, em quantidade e qualidade”, explicou Filipe Seixo, assistente Hospitalar de Cardiologia e membro daquele organismo.

Na apresentação do balanço de actividades do GID, que decorreu ontem de manhã no Hospital de São Bernardo, a investigação foi sublinhada como uma “actividade cada vez mais essencial no desenvolvimento das instituições”. Para isso, frisou Carla Silva Mendes, enfermeira directora, é necessário criar condições nas instituições e angariar “profissionais multidisciplinares que estejam interessados e tenham conhecimentos e o mínimo de experiência em investigação”,.

- PUB -

O coordenador do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento do CHS, Filipe Inácio, explicou a esse propósito que o gabinete tem estado a trabalhar em “relações institucionais e com protocolos com universidades e instituições em Setúbal”, assim como a fazer “contactos com mecenas de forma a que esta sustentabilidade da investigação seja uma realidade”, e para que haja as condições clínicas necessárias ao trabalho de investigação.

São já parceiros do GID a Escola Nacional de Saúde Pública, o Instituto Gulbenkian para a Ciência e a Blueclinical, entre outras. Manuel Roque, presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar que também apoia o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento, lembrou que o GID “tem dado um impulso muito importante” em matéria de ensaios clínicos.

“A decorrer sob exclusividade da monotorização do GID existem sete ensaios clínicos e outros seis estão concluídos e arquivados, num total de 14 ensaios clínicos. Parte das verbas são captadas para estudos de investigação e desde Outubro de 2016 conseguimos captar 166 mil euros”, explicou ainda Filipa Serra, administradora do GID.

- PUB -

Em matéria de estudos científicos, os números recentes do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento apontam para 64 estudos, desenvolvidos maioritariamente na área médica, seguida da enfermagem.

O GID, criado em Outubro de 2015, dedica-se à análise dos estudos de investigação; gestão dos processos de investigação e apoios a candidaturas e financiamento; divulgação de oportunidades de investigação; organização e administração de ensaios clínicos e preparação de estudos e indicadores da investigação científica.

O Instituto Gulbenkian para a Ciência, a Escola Nacional de Saúde Pública, a APIFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica e a APAH – Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares são entidades parceiras.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -