25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMovimento Pensar Setúbal vai pressionar Governo e autarcas para garantir fundos comunitários

Movimento Pensar Setúbal vai pressionar Governo e autarcas para garantir fundos comunitários

Movimento cidadão assume o papel de “lobby regional” junto dos actores políticos na defesa dos interesses económicos e sociais da região de Setúbal

 

- PUB -

O Movimento Pensar Setúbal (MPS) liderado por Fidélio Guerreiro, empresário e antigo presidente da Associação Empresarial da Região de Setúbal (AERSET), vai pressionar os autarcas da região e o Governo no sentido de ver alteradas as regras de atribuição dos fundos comunitários europeus à Península de Setúbal.

Desde 2001 que a Península de Setúbal faz parte da zona sul da Área Metropolitana de Lisboa (AML), NUT II, apresentando “dados oficiais de rendimento per capita alavancados pelos altos rendimentos de Lisboa”. Por essa razão, os dados reais da “queda da economia” da região são ocultados e a Península de Setúbal não pode aceder a fundos europeus.

“A grande prioridade neste momento é confrontar o Governo com esta realidade, para que altere as coisas. Eu tive, a semana passada, uma reunião com o vice primeiro-ministro, ele disse-me que eu tinha razão, mas disse que as regras de atribuição dos fundos não podem ser alteradas a meio do quadro comunitário. Mas eu tenho as minhas dúvidas, portanto vamos continuar a trabalhar nisto, vamos falar com todas as organizações, e se for preciso vamos a Bruxelas. Vamos fazer pressão”, garantiu Fidélio Guerreiro em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

Para o Movimento Pensar Setúbal, urge fazer-se um reajustamento do actual quadro comunitário de apoio e o “lançamento das negociações para o próximo (2021-2027)”, para corrigir o “erro grosseiro” do posicionamento da região de Setúbal na AML e permitir a alocação de fundos europeus na região.

Junto dos autarcas da região, o Movimento Pensar Setúbal promete também fazer “pressão” para colocar os temas do desenvolvimento estratégico na agenda política. “Gostávamos muito que os autarcas se envolvessem nisto e vamos confrontá-los no futuro, sobretudo os candidatos às autárquicas”.

“O grupo vai ter um papel de lobby regional para defender os interesses da região e quer juntar outras organizações – neste momento já temos a participação activa da AISET e a ACISTDS. Isto é um quadro em que todos têm de participar, como autarcas, deputados, partidos políticos e organizações”, disse Fidélio Guerreiro.

- PUB -

Para discutir o “impacto estratégico nacional” do novo aeroporto no Montijo na Área Metropolitana de Lisboa e em particular na Península de Setúbal, do ponto de vista de passageiros e cargas, empreendedorismo e turismo, o MPS vai organizar um novo debate, dia 20 de Maio, na Escola Profissional do Montijo, a partir das 15h.

O Movimento Pensar Setúbal é um movimento de cidadãos que procura definir uma estratégia de desenvolvimento económico para a Península de Setúbal e conta com cerca de 30 signatários. Está prevista a criação de núcleos brevemente nas zonas de Moita/Barreiro, Almada/Seixal, Montijo/Alcochete e provavelmente no Litoral Alentejano.

 

Projectos na calha à espera de investidores

O Movimento Pensar Setúbal reuniu em debate em Março último para discutir o “interesse nacional e estratégico da Península de Setúbal” e daí resultou uma Estratégia de Desenvolvimento Económico assente na criação de “novas empresas inovadoras e projectos de interesse regional e nacional” a instalar na região, dos quais se destacam a criação de uma marina em Setúbal ou de um complexo turístico com hotel e teleférico na antiga bataria militar do Outão, na Serra da Arrábida, por exemplo.

A criação de um cais de competição no rio Sado com capacidade para receber regatas internacionais; a implementação de uma empresa de reparação e manutenção de barcos de recreio no rio; a construção de um Parque Temático dos Descobrimentos de dimensão internacional; de um parque aquático e do Instituto Nacional do Artesanato, sediado em Setúbal, são outras das ideias elencadas pela associação.

 

Foto: Diário da Região
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -