26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal. Desafio Solidário junta equipas e seis instituições da região

Setúbal. Desafio Solidário junta equipas e seis instituições da região

Equipas vão ajudar instituições com diferentes provas durante seis semanas, na primeira edição do Desafio Solidário organizado pela Voluntiir e pela Academia de Voleibol de Praia

 

- PUB -

A Voluntiir e a Academia de Voleibol de Praia (AVP) vão dinamizar um desafio solidário em Setúbal, a partir de segunda-feira, 17, e até 28 de Maio, com equipas a competir no terreno para ajudar seis instituições sem fins lucrativos da região, das áreas social, ambiental, animais, saúde e inclusão.

As inscrições estão abertas online em http://voluntiir.com/opportunity/43/, na página de Facebook do Desafio Solidário, até domingo, 16.

A C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Liga Portuguesa contra o Cancro, A Quintinha, a APPACDM de Setúbal, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Feel4Planet serão as instituições ajudadas na primeira edição do desafio, que pretende ser anual.

- PUB -

A participação organiza-se por equipas de até seis pessoas, sendo que antes de conhecerem a respectiva prova semanal (num total de seis semanas), os participantes têm oportunidade de conhecer o trabalho da instituição/associação que vão ajudar.

Na primeira semana, por exemplo, os participantes terão de recolher alimentos e fazer a respectiva distribuição. “As equipas vão ser pontuadas conforme o número de refeições que dão. Depois também temos alguns desafios extra, conforme as necessidades das instituições”, explicou Raquel Gomes, co-fundadora da Voluntiir.

Outras provas passam por correr em passadeiras e bicicletas de ginásio como aquelas que vão estar montadas na Largo da Misericórdia, já no mês de Maio, Mês do Coração, para “acumular quilómetros” e ajudar a Cruz Vermelha Portuguesa.

- PUB -

Por outro lado, com a associação Feel4Planet, o desafio passará por sensibilizar as pessoas para não deitarem as beatas de cigarro no chão. O objectivo de todas as provas e do Desafio Solidário em geral é contribuir para o voluntariado de forma séria e igualmente divertida.

É “uma forma de dar a conhecer às pessoas os diferentes projectos solidários, que a maior parte desconhece, acabando por ajudar sempre as instituições mais mediáticas. Há todo um mundo de oportunidades de voluntariado”, lembrou Margarida Gonçalves, presidente da Direcção da Academia de Voleibol de Praia.

Na verdade, foi a AVP – fundada em 2014 e que tem neste momento 60 atletas – que teve a ideia de organizar o Desafio Solidário, ainda que não tivesse “capacidade nem contactos para o fazer” autonomamente. Daí surgiu a parceria com a Voluntiir, depois de Margarida e Raquel se terem conhecido no Fórum da Juventude de Setúbal realizado há um ano.

“Era o parceiro lógico e a oportunidade ideal de duas iniciativas jovens se lançarem em termos de solidariedade e de projecção da cidade de Setúbal”, justificou a presidente da academia, acrescentando que “a dimensão que o desafio ganhou e a abrangência de instituições” ajudadas se devem à parceria com a Voluntiir.

A Voluntiir – Encontra a Tua Causa é uma Cooperativa de Solidariedade Social sem fins lucrativos que promove o voluntariado nas mais diversas vertentes e áreas, através de uma plataforma online que aproxima instituições e voluntários com interesses comuns.

No Desafio Solidário, as equipas acumulam pontos durante as provas e todas as semanas é apurado um grupo vencedor. No final, há prémios para as três equipas com maior pontuação.

O primeiro lugar dá direito a uma viagem de barco para observação de golfinhos, com passeio pela costa da Arrábida e Parque Marinho, pela Vertigem Azul. A equipa que ficar em segundo lugar ganha um passeio de tuk tuk pela Serra da Arrábida, com o apoio da  InArrábida. O terceiro lugar no desafio garante um almoço de degustação na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Turismo de Portugal.

Imagens: Desafio Solidário
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -