27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal pedala pelo European Cycling Challenge

Setúbal pedala pelo European Cycling Challenge

Sub-equipa concorre pela Área Metropolitana de Lisboa, que integra 18 municípios onde qualquer um pode começar a acumular quilómetros

 

- PUB -

O município de Setúbal concorre até ao dia 31 de Maio no European Cycling Challenge (ECC2017), como sub-equipa da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que em conjunto com o Porto e Aveiro representa Portugal no desafio de ciclismo urbano europeu.

O European Cycling Challenge, uma iniciativa de promoção do uso quotidiano da bicicleta nas deslocações urbanas, junta dezenas de cidades europeias numa “corrida” para acumular quilómetros em cima dos pedais. O país que acumular mais quilómetros, através das respectivas áreas metropolitanas e cidades, ganha o desafio.

Setúbal concorre neste momento com uma sub-equipa da Área Metropolitana de Lisboa, juntando-se aos 18 municípios que a integram. O convite a pedalar é lançado à população pelo projecto Setúbal de Bicicleta, que tem já realizado várias acções de promoção do ciclismo urbano na cidade.

- PUB -

A participação no ECC2017, aberta a todos os cidadãos, consiste em registar os trajectos percorridos em bicicleta na aplicação móvel Naviki (disponível gratuitamente na AppStore, na GooglePlay e na loja da Microsoft). Para isso basta a cada participante registar-se, configurar as opções, aderir à equipa da AML e escolher o município para a qual quer contribuir.

Os utilizadores devem registar sempre as rotas que percorrem de bicicleta, entre os dias 1 e 31 de Maio, através da opção “Gravar Itinerário”. Quem não puder instalar a aplicação, pode sempre carregar o percurso no site www.naviki.org. São válidas todas as viagens, como de casa para o trabalho ou do centro comercial para escola, por exemplo.

Cada participante e cada equipa têm acesso ao mapa de trajectos e total de quilómetros percorridos. O objectivo é também que a Área Metropolitana de Lisboa ganhe uma “plataforma estatística que servirá de apoio a decisões de planeamento urbano”, como avaliar as zonas mais frequentadas pelos ciclistas urbanos e as que necessitam, ou não, de infra-estruturas, como ciclovias.

- PUB -

O projecto Setúbal de Bicicleta encara este desafio como uma “oportunidade de os setubalenses experimentarem as vantagens da utilização da bicicleta nas suas deslocações pela cidade”, assim como um pretexto para a Câmara Municipal “olhar para a cidade de uma perspectiva bem diferente, ao ritmo da bicicleta”.

A primeira edição do European Cycling Challenge decorreu em 2012 e no desafio do ano passado participaram 46 mil ciclistas, de 52 cidades distribuídas por 18 países, o que representou um recorde absoluto e valeu à iniciativa um prémio pela participação pública que mobilizou.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -