25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalGNR e PSP de Setúbal ajudam a desmontar rede de tráfico de...

GNR e PSP de Setúbal ajudam a desmontar rede de tráfico de tabaco que lesou o Estado em 23 milhões

Megaoperação permitiu deter 19 suspeitos com idades entre os 26 e os 61 anos. Foi apreendido o equivalente a 8,4 milhões em folha de tabaco e tabaco de enrolar. Três dos suspeitos ficaram em prisão preventiva e outros três em prisão domiciliária

O Comando Territorial da GNR e a PSP, de Setúbal, participaram numa megaoperação que decorreu em todo o País e que culminou com a detenção de 19 pessoas, com idades entre os 26 e 61 anos, suspeitas de pertencerem a uma rede de comercialização de tabaco, que terá lesado o Estado em 23 milhões de euros.

- PUB -

De um total de 111 buscas realizadas, foi apreendido o equivalente a 8,4 milhões de cigarros em folha de tabaco e tabaco de enrolar e mais de 200 mil euros em numerário, sendo que três dos suspeitos presentes a tribunal ficaram em prisão preventiva e outros três em prisão domiciliária, depois de presentes ao Tribunal Central de Instrução Criminal, revelou a GNR em comunicado.

“A Unidade de Acção Fiscal e a Direcção de Serviços Anti-fraude da Alfândega detiveram, nos dias 21, 27 e 28 de Junho, 19 pessoas e apreenderam, em todo o território nacional, [o equivalente a 8,4 milhões de cigarros em folha de tabaco] no decorrer de uma operação que envolveu 111 buscas”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a GNR, a operação “foi o culminar de uma investigação realizada no Departamento Central de Investigação e Acção Penal durante o último ano, relativa a crimes de associação criminosa, introdução fraudulenta no consumo qualificada, fraude qualificada e branqueamento de capitais”.

- PUB -

A acção das forças de autoridade envolveram 87 mandados de busca domiciliárias e 24 não domiciliárias, permitindo “deter 19 pessoas com idades entre os 26 e os 61 anos”. Foi aprrendido o seguinte material: “O equivalente a 8,4 milhões de cigarros em folha de tabaco e tabaco de enrolar; 29 592 cigarros; mais de 200 mil euros em numerário; 25 armas (armas de fogo de diversos calibres, bastões extensíveis, facas tipo borboleta, matracas); 621 munições de calibre de guerra; 144 computadores portáteis, CPU e telemóveis; 31 veículos utilizados para a prática do crime; e 432 máquinas industriais e artesanais de triturar tabaco em folha, de entubar cigarros e diversos acessórios utilizados para tal prática.”

Os suspeitos, reforça a GNR, “constituíam uma rede que se dedicava à aquisição massiva de tabaco em folha, oriunda de vários países, com vista à sua posterior transformação em armazéns e residências que funcionavam como verdadeiras fábricas artesanais e industriais”.

“A atividade conduzida de modo ilegal não fazia pagamento dos devidos impostos, tendo sido calculado pela alfândega portuguesa um prejuízo para o Estado de 23 milhões de euros em impostos indirectos”, acrescenta a GNR no mesmo comunicado.

- PUB -

Além de Setúbal, a operação teve o apoio dos comandos territoriais de Lisboa, Porto e Santarém, bem como do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e Setúbal, com um efectivo total de 206 militares, agentes e inspectores.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -