26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SETÚBAL Debate aceso entre partidos

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SETÚBAL Debate aceso entre partidos

Depois da reunião em que a Assembleia Municipal recomendou à Câmara que pergunte ao Governo se pode baixar IMI, os partidos passaram o debate para a rua. CDU está “confiante” na resposta rápida do Governo. PSD fala em “grande vitória”. PS acusa PSD de “trair” petição. CDS-PP afirma que IMI não baixa porque CDU não quer

 

- PUB -

A Assembleia Municipal de Setúbal decidiu remeter a petição pública pela redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) à Câmara Municipal, com a recomendação de que o executivo a possa avaliar na altura de elaborar a proposta de IMI para 2018, se entretanto houver “esclarecimento cabal e inequívoco do Governo sobre a possibilidade de reduzir a taxa máxima”.

A posição foi aprovada na quinta-feira na reunião da Assembleia Municipal com os votos de CDU e PSD. A proposta contou ainda com o voto favorável de Celestina Neves, presidente da Junta de Azeitão. O PS votou contra. O deputado do CDS-PP não esteve presente.

A Assembleia Municipal de Setúbal deliberou assim “remeter a petição sobre o IMI no concelho à Câmara para que, no momento da elaboração de proposta de taxa de IMI a aplicar em 2018, havendo esclarecimento cabal e inequívoco do Governo sobre a possibilidade de reduzir a taxa máxima de IMI, possa avaliar o proposto na referida petição”.

- PUB -

A deliberação deverá ser submetida ao conhecimento do Governo, para que a tutela se pronuncie “se tem algo a opor” relativamente a esta mesma ratificação.

O texto que acabou por ser aprovado por comunistas e social-democratas, resultou da redaccão a que as bancadas dos dois partidos chegaram durante a reunião da Assembleia Municipal. Basicamente trata-se do texto inicialmente apresentado pela CDU alterado, por proposta do PSD, numa frase e acrescentado com mais um parágrafo.

O parágrafo central da redacção da CDU, em que se lê que a Assembleia decide “remeter a petição (…) à Câmara” terminava com a expressão “para que possa avaliar da eventual bondade do proposto na referida petição”. O texto final, nesta parte, por sugestão do PSD, ficou “para que possa avaliar o proposto na referida petição”.

- PUB -

Foi acrescentado também o parágrafo final, retirado do texto proposto pelo PSD, que propõe o envio da deliberação ao Governo.

“Mais propomos que deve ser dado conhecimento desta recomendação ao Governo, no sentido do mesmo se pronunciar se tem algo a opor quanto a esta recomendação.”

A petição pública que recolheu 5518 assinatura e que tem Nuno Carvalho, presidente do PSD de Setúbal, como primeiro subscritor, apela à redução do IMI e à introdução do IMI Familiar.

A Câmara Municipal de Setúbal tem cobrado a taxa máxima de IMI (0,45%) e a CDU recusou até agora reduzir o imposto com o argumento de que o Contrato de Reequilíbrio Financeiro (CRF) a que o município está sujeito, obriga legalmente à cobrança da taxa máxima.

A posição adoptada na Assembleia Municipal gerou entretanto reacções de quase todas as forças partidárias com assento neste órgão autárquico. O debate político iniciou-se de imediato nas redes sociais e motivou a divulgação de comunicados no dia seguinte, sexta-feira.

CDU “confiante” na resposta rápida do Governo

A CDU de Setúbal emitiu uma nota de imprensa, na sexta-feira, em que diz não compreender as “inquietações de PS e BE” e estar “confiante” de que o Governo “seja agora mais célere na resposta a dar ao Município e que esta venha a permitir a tão desejada redução da taxa de IMI”.

Na mesma nota, a maioria que governa a autarquia afirma que “o enquadramento legal sobre a possibilidade do Município de Setúbal, tendo celebrado um contrato de reequilíbrio financeiro, poder reduzir as taxas de IMI continua a suscitar muitas dúvidas, bem patentes na existência de pareceres jurídicos e de entidades da Administração Central em sentidos diversos e, em alguns casos, confusos e equívocos”.

“A CDU reafirma-se, uma vez mais, disponível para reduzir a taxa de IMI, desde que a sua redução esteja sustentada na lei e em interpretações legais que sejam inequivocamente sancionadas por responsável governamental.”, conclui.

 

PSD fala em “grande vitória”

O PSD de Setúbal diz que a recomendação aprovada pela Assembleia Municipal é “uma grande vitória para todos os que assinaram esta petição” conseguida após uma “difícil negociação”.

O comunicado social-democrata, intitulado “Nuno Carvalho obriga Assembleia Municipal de Setúbal a decidir sobre o IMI”, explica que a recomendação aprovada se destina ao próximo executivo municipal.

“A Assembleia Municipal adoptou uma recomendação, proposta pelo grupo do PSD, que recomenda à Câmara Municipal que for eleita nas eleições de 1 de Outubro próximo a debater o IMI e a dar seguimento à petição, decidindo sobre a redução do IMI. Uma vez que a definição das taxas e impostos municipais é feita nesse período, podemos assistir a uma decisão definitiva nessa altura.”

Nuno Carvalho conclui que “estaremos, muito em breve, em condições de reduzir o IMI em Setúbal”.

 

PS acusa PSD de “trair” petição

O PS de Setúbal acusa o PSD de “trair” a petição para a redução do IMI e de “permitir que a CDU continue a praticar a taxa máxima em 2018”.

“Na Assembleia Municipal de ontem, PSD e CDU fugiram à aprovação da recomendação que deveria ter sido imposta à Câmara Municipal optando por adiar o problema até às eleições autárquicas”, afirma o partido liderado por Paulo Lopes, em comunicado divulgado na sexta-feira.

“O PS pretendia dar já luz verde à petição e aprovar a devida recomendação da redução do IMI, mas o PSD e a CDU juntaram-se para aprovarem uma deliberação que volta a adiar a decisão”, refere o mesmo documento, concluindo que “com o que se passou na Assembleia Municipal, fica claro que só o PS está verdadeiramente comprometido com a redução do IMI em Setúbal e que esta só será efectivada com a eleição de Fernando Paulino para presidente da Câmara Municipal”.

 

CDS-PP afirma que IMI não baixa porque CDU não quer

Por parte do CDS-PP, Nuno Magalhães afirma que a taxa de IMI só não baixa porque a CDU não quer. “A discussão não é nova e o CDS, agora na oposição como antes no governo, tem uma posição única: apesar do Contrato de Reequilíbrio Financeiro, o IMI de Setúbal pode e dever ser reduzido e só não o foi porque o executivo da CDU não o quis”, atira o deputado municipal.

Nuno Magalhães, que contactou o DIÁRIO DA REGIÃO para assumir a responsabilidade “pessoal” pela falta de presença do partido na Assembleia Municipal – explicou que, como líder parlamentar do CDS foi solicitado, quando já vinha a caminho de Setúbal, para ir à televisão responder às afirmações do primeiro-ministro sobre os incêndios de Pedrógão Grande – disse ainda que “a CDU remete para o Governo, que apoia, uma responsabilidade que é sua e apenas sua, e há mais de uma década”.

“Entendemos que a redução dos impostos deve ser ponderada com outra, de igual importância, que é o atraso sistemático e significativo dos pagamentos da Câmara aos seus fornecedores, o que prejudica gravemente muitas pequenas empresas do concelho”, disse ainda o deputado centrista.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -