25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDistrito em alerta 'amarelo' devido à temperatura elevada

Distrito em alerta ‘amarelo’ devido à temperatura elevada

Aviso mantém-se até ao final do dia de amanhã. Protecção civil e bombeiros de Setúbal recomendam cuidados  especiais à população e alertam para risco acrescido de incêndios

 

- PUB -

O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) e os bombeiros de Setúbal alertam que o distrito se encontra sob aviso meteorológico “amarelo” até amanhã ao início da noite, e recomendam cuidados especiais à população.

O alerta  chama a atenção, também, para o risco acrescido de incêndios.

“Durante este período de persistência de valores elevados da temperatura máxima, o nível de risco de incêndio florestal é “moderado”, hoje, e “elevado”, amanhã”, referem o SMPC e os bombeiros.

- PUB -

Em nota divulgada esta quarta-feira (12), a Protecção Civil de Setúbal aconselha a ingestão de líquidos (água, chá preto, caldos e sopas leves) mesmo sem sede, excluindo-se bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com açúcar, que aumentam a desidratação. Devem ainda evitar-se refeições pesadas.

Manter as salas e os quartos de casa frescos, com recurso a ventilação natural, ventoinhas ou climatizadores, usar roupas leves, largas, de cores claras e, de preferência, de algodão, evitar o exercício com excesso de esforço físico e tomar duche com água tépida, são outras recomendações.

As crianças e os idosos não devem tomar duches de água fria após a exposição continuada ao sol e, na praia, é fundamental o uso de protector solar adequado ao tipo de pele e ter em atenção que, mesmo sob um chapéu de sol, os raios solares podem provocar queimaduras, sobretudo em crianças ou pessoas de pele clara.

- PUB -

De acordo com a mesma nota, o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12 horas de hoje e as 21 horas de amanhã, “justifica a adopção de medidas de auto-protecção e cuidados especiais, em particular pelos grupos mais vulneráveis – crianças e idosos -, por pessoas com historial de doenças graves ao nível respiratório, cardíaco ou renal e por doentes acamados”.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou directamente pelo Número Municipal de Emergência 800 212 216.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -