19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalParque Urbano de Albarquel vai ter garrafa gigante de Coca-Cola

Parque Urbano de Albarquel vai ter garrafa gigante de Coca-Cola

Garrafa comemorativa, do artista visual Miguel Caeiro, tem 2,5 metros de altura. Inauguração é no próximo domingo de manhã

 

- PUB -

O Parque Urbano de Albarquel (PUA) vai ter, a partir do próximo domingo, 17, uma garrafa gigante de Coca-Cola. A peça artística é uma forma da marca, que tem fábrica no concelho de Setúbal, em Azeitão, assinalar os 40 anos de presença em Portugal.

A inauguração está marcada para as 10h30, antecedendo a edição deste ano da Regata das Banheiras e Insólitos, prova com embarcações feitas em materiais reciclados.

Com esta iniciativa, a Coca-Cola pretende simbolicamente agradecer a todo o país o seu reconhecimento ao longo das últimas quatro décadas de presença, em Portugal. Além de sublinhar a preferência dos consumidores, esta acção cumpre uma das mais inovadoras e antigas características da essência da marca, como a ligação às artes visuais, o estímulo à produção artística contemporânea e a disponibilização para usufruto das populações de obras originais, produzidas a partir de bens de consumo identificadores da cultura popular.

- PUB -

Deste modo, a Coca-Cola desafiou o artista português Miguel Caeiro (RAM) a elaborar uma decoração original de 20 garrafas, com 2,5 metros de altura, com o intuito de poder devolver à população de cada distrito e Regiões Autónomas, sob a forma de obra de arte, a ligação emocional, carinho e felicidade em relação à Coca-Cola.

O artista, natural de Sintra, decidiu trabalhar o sentido humano e a essência colorida da marca, exibindo estes 40 anos sob a forma de 40 círculos, que representam não só toda a nação, mas também todas as raças presentes em Portugal. Enquanto viajante dos vários cantos do mundo, Miguel Caeiro sempre encontrou na Coca-Cola uma sensação de liberdade e é essa liberdade que as suas cores e traços significam.

Por fim, RAM ainda adicionou os emblemáticos slogans usados pela Coca-Cola, em Portugal nos últimos 40 anos, recorrendo uma vasta caligrafia gráfica baseada em letras de graffiti, representando todas aquelas frases que de alguma forma fazem parte da vida dos portugueses.

- PUB -

 

“Fábrica da Felicidade” de Azeitão é única a produzir no país

De todos, o distrito de Setúbal reveste-se de um carácter especial, pois tem a particularidade de albergar a fábrica da Refrige, empresa portuguesa que produz e distribui o refrigerante em Portugal, em Azeitão, concelho de Setúbal. A “Fábrica da Felicidade”, como é conhecida a unidade industrial, produz 90% dos produtos da marca Coca-Cola vendidos em Portugal e ainda exporta 28% da produção, para Espanha e África, designadamente para o mercado angolano.

Em Portugal, a Refrige emprega cerca de 450 pessoas, a maioria dos quais na região de Setúbal, e, adicionalmente, gera outros 4.400 empregos indirectos na economia portuguesa, com um forte impacto na região de Setúbal, onde a sua fábrica é um importante motor da economia local.

A fábrica dispõe de duas linhas de enchimento de vidro (retornável e não retornável), duas linhas de PET (plástico), duas de latas, uma de tanquetas e uma de bag in box, sendo responsável pela produção de 90% dos produtos da Coca-Cola vendidos em Portugal. No total, as oito linhas de enchimento têm capacidade para produzir 800 mil litros por dia.

Desde a sua chegada ao concelho de Palmela, há quase 40 anos, que a marca sempre apostou na região de Setúbal. Nos últimos dez anos, investiu na sua fábrica perto de 57 milhões de euros na modernização, racionalização e flexibilização das instalações fabris e comerciais, que traduzem melhorias na produtividade e aumento da capacidade de resposta, no que respeita à apresentação de produto e embalagens promocionais no mercado, mas também no tratamento de águas, nomeadamente na Estação de Tratamento de Águas (ETA) e Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A Refrige integra, actualmente, a Coca-Cola European Partners plc (CCEP), uma companhia líder na Europa no sector de grande consumo que produz, que distribui e comercializa um vasto portefólio de bebidas não alcoólicas. É o maior engarrafador independente do mundo em termos de receitas.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -