26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSETÚBAL Dores Meira promete revolução urbana na zona das Fontainhas

SETÚBAL Dores Meira promete revolução urbana na zona das Fontainhas

Um novo viaduto para substituir o actual, parque de estacionamento de grande capacidade e reforço das áreas pedonais e de restauração são algumas das alterações que a candidatura comunista propõe. A substituição do carro particular por um vaivém de transporte público no acesso às praias da Arrábida é outra das ideias apresentadas por Dores Meira

 

- PUB -

A CDU de Setúbal promete revolucionar urbanisticamente a zona das Fontainhas, com a construção de um novo viaduto sobre a linha férrea, para substituir o que foi construído no tempo de Mata Cáceres (PS), um parque de estacionamento de grande capacidade, uma estação intermodal e alargamento das áreas pedonais com valorização da restauração nesta zona da cidade.

A proposta consta no programa eleitoral da CDU que foi apresentado por Maria das Dores Meira ao final da tarde de segunda-feira (18), em que a coligação que governa a autarquia se propõe “elaborar o Plano de Urbanização de Setúbal Nascente, insistindo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para que desenvolva o plano de acordo com os termos do protocolo firmado com a Câmara Municipal de Setúbal”.

A cabeça-de-lista explicou que a CDU tenciona construir um novo viaduto “em substituição” do actual, que atravesse a linha do comboio da Avenida D. Manuel I, – ligando logo à Avenida Jaime Rebelo (mais junto ao rio) em vez de entrar na Estrada da Graça está o viaduto actual -, um parque de estacionamento “na zona ribeirinha” que permita “retirar carros do casco da cidade”, uma estação intermodal que ligue os meios de transporte “fluvial, ferroviário, rodoviário e táxis”, e alargamento das zonas pedonais das Fontainhas reforçando a vocação para a restauração que já existe naquela zona da cidade.

- PUB -

Dores Meira não revelou que tipo de estacionamento propõe – se em silo ou outro – mas deixou antever que será de grande capacidade, e acrescentou que o plano de urbanização implica cooperação do Governo por envolver áreas da competência de entidades da administração central, como a Infraestrutura de Portugal (IP) e a administração marítima portuária.

O programa eleitoral apresentado pela CDU – disponível na página de Facebook da candidatura – divide-se em “cinco eixos de desenvolvimento”, que incluem acções como regeneração urbana e do parque habitacional municipal, afirmação de novas centralidades urbanas, valorização da frente ribeirinha e costeira, reforço da competitividade e qualificação territorial, melhoria da mobilidade e transportes, resposta social, expansão das áreas verdes ou mais eficiência energética.

Entre propostas concretas estão coisas como a nova marina de Setúbal, a construção do espaço de cultura ‘Fábrica das Artes’, a cobertura da Praça de Touros, a conclusão da reabilitação do Convento de Jesus, a recuperação do Forte de Albarquel e a transformação do edifício da EDP na Avenida da Portela em instalações municipais.

- PUB -

Medidas com que, segundo a presidente recandidata, a CDU pretende “ajudar a mudar ainda mais a face de Setúbal”.

Sobre o mandato que agora termina, Dores Meira afirmou que o programa eleitoral foi superado. “Fizemos o dobro do que prometemos”, disse, explicando que foram feitas muitas obras não previstas e que, das que constavam expressamente no programa eleitoral a excussão “ronda os 905” tendo ficado por fazer apenas duas; a nova biblioteca municipal e o Terminal 7. A candidata explicou que se trata de obras que deixaram de poder ser co-financiadas por fundos comunitários e garantiu que são projectos concluídos e que a intenção é apresentar as candidaturas logo que existam programas comunitários que o permitam.

A recandidata comunista conclui que, nesta campanha eleitoral, a CDU vai basear-se na obra feita e na “verdade”. “A nossa campanha é a do trabalho feito, numa campanha de verdade”, afirmou, acrescentando que “os setubalenses vão julgar” e “podem facilmente saber se o que outros prometem é possível, se são competências das autarquias ou apenas demagogia”.

A apresentação do programa comunista contou com a presença dos primeiros nomes na lista à Câmara Municipal, nomeadamente Carlos Rabaçal, Carla Guerreiro e Pedro Pina, do mandatário, Rogério Palma Rodrigues, e de João Armando do PCP Setúbal.

 

Praias da Arrábida com vaivém e sem carros

Outra das propostas do programa eleitoral da CDU é “melhorar as condições” de acesso às praias da Arrábida, cuja gestão é agora municipal. Os comunistas propõem um modelo “partilhado” com a Infraestruturas de Portugal (IP), assente num acordo em que a autarquia fica com a autoridade sobre a Estrada Nacional 379.

Dores Meira revelou que o município tem já um protocolo em estado de negociação avançada com o Governo, que só não foi concluído em Maio porque tinha aspectos complexos a rever, como a responsabilidade pela segurança das arribas sobre a estrada, que levaram a autarquia a não avançar na ultima época balnear.

De acordo com o que explicou a cabeça-de-lista da CDU, a intenção é substituir a utilização do carro particular por um vaivém de transporte público na ligação entre a cidade e as praias, com reforço das áreas de estacionamento. Dores Meira não concretizou, mas o programa eleitoral fala em “modos suaves” de transporte, remetendo para soluções rodoviárias. A candidata disse apenas que a utilização do automóvel privado ficará reservada apenas a residentes e concessionários ou comerciantes.

 

 

Novas instalações para PSP e GNR em Poçoilos

Entre as muitas propostas comunistas que dependem de acordo com o Governo estão a deslocalização das instalações dos comandos regionais das forças de segurança. Dores Meira disse que a autarquia já cedeu terrenos para a construção de instalações para o Comando Distrital da PSP e Comando territorial da GNR, que estão actualmente no centro da cidade “sem condições” e que podem ficar em Poçoilos, perto do acesso à auto-estrada e estrada nacional porque “têm de fazer a ligação a outros concelhos”.

Sobre a Policia Judiciária, a candidata diz que CDU pretende ver também a instalação noutro local, tendo admitido a hipótese de vir a ser usado o actual Tribunal de Setúbal em caso de alargamento do Palácio de Justiça de Setúbal.

Para tudo isto, Dores Meira espera a “cooperação” do Governo, dizendo que a relação actual tem sido “boa”.

 

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -