27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal apresenta-se como cidade educadora na recepção à comunidade educativa

Setúbal apresenta-se como cidade educadora na recepção à comunidade educativa

Maria das Dores Meira realçou aposta da autarquia na promoção do sucesso escolar. A autarca até desafiou os docentes a experimentarem dar uma aula em equipamentos como o Mercado do Livramento ou a embarcação “Maravilha do Sado”

O Cais 3 do Porto de Setúbal acolheu, na passada quinta-feira, à noite, a habitual cerimónia de recepção à comunidade educativa, com Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal, a destacar que a autarquia aliou-se “ao desígnio nacional de promoção do sucesso escolar”. A autarca lembrou a criação de condições de reforço do sucesso educativo, através de um conjunto de investimentos e medidas, levadas a efeito pelo município, como a oferta dos livros de actividades feita a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico.

- PUB -

Importante para o reforço do sucesso escolar foi também, sublinhou a edil, as intervenções de fundo que a autarquia realizou em diversos equipamentos municipais, como no Museu do Trabalho Michel Giacometti, na Casa Bocage, na Biblioteca Municipal, no Convento de Jesus e no Museu Sebastião da Gama. O objectivo é tornar estes espaços “mais funcionais e apelativos, para que se constituam como autênticos laboratórios de aprendizagem”, através da acção dos seus serviços educativos.

Maria das Dores Meira garantiu que naqueles e noutros equipamentos municipais os professores “podem encontrar mais uma ferramenta de apoio ao sucesso escolar” e lançou-lhes o desafio: “Caros professores e caras professoras, já alguma vez pensaram em dar uma aula de Matemática, de Estudo do Meio ou de Físico-Química no Mercado do Livramento? E que tal uma aula de Biologia ou de qualquer outra disciplina no rio Sado, a bordo de uma embarcação?”

- PUB -

A embarcação a que a autarca se referiu é a “Maravilha do Sado”, reabilitada pelo município para ser posta ao serviço das escolas, através do projecto “Educar no Mar”, com um programa educativo para professores e alunos dinamizado em parceria com a associação Ocean Alive.

A educação pela arte, em projectos municipais como o Festival de Música de Setúbal, a Festa da Ilustração e o Teatro na Escola, é outra forma, lembrou a autarca, de “dar sentido às aprendizagens e motivar os alunos para o saber”.

Maria das Dores Meira destacou igualmente, ao nível do desporto escolar, o “excelente trabalho” desenvolvido pelo Centro de Formação Desportiva de Actividades Náuticas de Setúbal e pelos clubes parceiros para potenciar o rio Sado como factor de desenvolvimento local, bem como a aprendizagem da natação para os alunos do 3.º ano das freguesias de Azeitão, Sado e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

- PUB -

Investimento em 15 estabelecimentos de ensino

Ao mesmo tempo que fez um balanço do programa de requalificação e apetrechamento do parque escolar concelhio, através da construção, ampliação e reabilitação de escolas, a edil assegurou, igualmente, que a autarquia vai continuar a apostar na qualificação do ensino.

Revelou que as candidaturas apresentadas pela autarquia e já aprovadas a financiamentos comunitários, ao abrigo do programa Portugal 2020, permitem a requalificação e o apetrechamento de 15 estabelecimentos de ensino, bem como a implementação de projectos de inovação pedagógica.

“É grande a oferta municipal, como podem constatar. Como cidade educadora que somos, e de que muito nos orgulhamos, é nossa preocupação criar condições de sucesso, de aprendizagem para todos. É com todos que queremos trabalhar, é com todos que contamos para construir o futuro”, vincou.

A cerimónia de recepção à comunidade educativa, sob o lema “Setúbal, Cidade Educadora”, contou ainda com música ambiente a cargo do DJ Pedro Monchike. Ao longo deste momento de convívio entre a comunidade educativa, organizado anualmente pelo município de Setúbal e no qual marcaram presença membros do executivo camarário, presidentes de juntas de freguesia e directores de agrupamentos, o Teatro Animação de Setúbal dinamizou momentos de animação.

Os actores do TAS vestiram a pele de algumas das 12 personagens da exposição “Grandes Vidas Portuguesas”, patente na Casa da Cultura, numa colecção que nasce da parceria entre o Pato Lógico e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Várias actividades até Dezembro

Além da cerimónia e da exposição, que pode ser visitada até 15 de Dezembro, o programa de Recepção à Comunidade Educativa inclui diversas actividades a decorrer até Dezembro, entre as quais a semana das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadores, de 27 a 30 de Novembro. Acções de formação para docentes e não docentes, em colaboração com o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, uma reunião do Conselho Municipal de Educação, a Semana do Mar, que decorreu de 3 a 8 de Outubro, o lançamento da moeda comemorativa “Desenhar com o futuro” e um conjunto de reuniões, encontros e visitas do executivo camarário às escolas compõem o programa que marca o arranque do ano lectivo 2017-2018.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -