20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal4.º Seminário de Gestão do Desporto no Fórum Luísa Todi

4.º Seminário de Gestão do Desporto no Fórum Luísa Todi

“Desporto e Turismo – Percursos e Perspectivas” é o tema em análise no evento, que se realiza esta sexta-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi

 

- PUB -

A iniciativa constitui um momento de reflexão e debate para agentes desportivos e turísticos públicos e privados, que contribuem para a oferta do concelho nestas áreas, com o intuito de partilhar experiências, práticas, percursos, perspectivas e opiniões.

O encontro, organizado pela Câmara de Setúbal, conta na sessão de abertura, às 9h, com a participação de Pedro Pina, vereador do Desporto.

Segue-se, às 9h30, um primeiro painel, moderado pela professora Luísa Carvalho, subordinado ao tema “Percursos e Perspectivas I”, com intervenções de João Joanaz de Melo, professor da Universidade Nova de Lisboa, que fala sobre “O Desporto e o Turismo – Territórios e Ambiente” e de Pedro Guedes de Carvalho, docente da Universidade da Beira Interior, que aborda a temática “Como medir impactos de turismo desportivo?”.

- PUB -

O segundo painel, intitulado “Percursos e Perspectivas II”, previsto para as 11h15, conta com a participação de Manuel Pavese de Araújo, perito da União Europeia, que apresenta “Da Indiferença ao Boom; e Agora?”. São ainda oradores neste painel, moderado por Paulo Nunes, Fernando Pereira, professor da Universidade de Lisboa, que discursa sobre “Qualificar as Experiências, os Locais e… as Pessoas” e António José Correia, antigo presidente da Câmara Municipal de Peniche, que analisa “O Surfing e o Desenvolvimento dos Territórios”.

Os trabalhos prosseguem de tarde, às 14h30, com o painel “Estudos de Caso”, em que o velejador setubalense João Cabeçadas discursa sobre “Extreme Sailing Series – Lisboa e Funchal 2016” e Hugo Sousa, da empresa HMS Sports Consulting, apresenta “Triatlo Longo de Setúbal”.

Os desportos de montanha também são abordados neste terceiro painel, moderado pelo director do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da autarquia, Luís Liberato, com a alocução “Wind – um caso de sucesso” apresentada por Samuel Lopes, da empresa Wind.

- PUB -

Às 16h00, o painel “Perspectivas”, com moderação de António Mendes Lopes, inclui o “Parque Natural da Arrábida, um espaço natural a usufruir”, por Eduardo Carqueijeiro, chefe de divisão do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e “O Desenvolvimento do Turismo no Concelho de Setúbal”, por José Gonçalves, assessor municipal para a área do Turismo.

A sessão de encerramento do 4.º Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal está marcada para as 17h, com uma intervenção do vereador Pedro Pina.

As inscrições para o evento, de participação gratuita, devem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no site , no qual também pode ser consultado o programa.

O seminário “Desporto e Turismo – Percursos e Perspectivas” conta com os apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, da Confederação do Desporto de Portugal e das empresas HMS Sports e Wind.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -