26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCapricho Setubalense comemora 150 anos

Capricho Setubalense comemora 150 anos

Aniversário da Sociedade Musical Capricho Setubalense foi assinalado com uma sessão solene, que incluiu um concerto, pela banda da colectividade e um espectáculo pirotécnico

 

- PUB -

A festa começou na rua, no Largo da Misericórdia, pelas 21h00, com a interpretação do hino da Sociedade Musical Capricho Setubalense pela banda de música, seguida do hastear da bandeira e de um pequeno espectáculo pirotécnico.

A sessão comemorativa do 150.º aniversário da Capricho realizada esta quarta-feira, 22, continuou no interior da sede da colectividade, num evento em que marcaram presença a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o vereador da Cultura, Pedro Pina, entre outras individualidades.

Perante mais de duas centenas de representantes de colectividades, associações e instituições culturais da cidade e da região, Maria das Dores Meira assinalou o “feito notável” que é uma associação comemorar 150 anos de existência. “Notável pelo que representa de perseverança das sucessivas gerações de dirigentes associativos que por aqui passaram. Notável porque a Capricho chega ao seu 150.º aniversário com intensa actividade e, mais importante, com a capacidade de se renovar, de se modernizar.”

- PUB -

A autarca apontou ainda o “papel central de inegável importância” que a Sociedade Musical Capricho Setubalense desempenha no movimento associativo do concelho, tendo em conta a intervenção no ensino da música e a manutenção de uma banda filarmónica “de excelência”, além de ter “um elevado ritmo de realização de actividades culturais e de participação em actividades desportivas”.

A edil setubalense destacou que a autarquia tem a “enorme honra de poder caminhar lado a lado com uma das mais prestigiadas e activas associações da terra”, e orgulha-se de, “modestamente, contribuir com vários apoios na recente realização de obras nas instalações da colectividade e com a pintura do edifício”, acção enquadrada na “requalificação e dignificação de um dos mais importantes largos da cidade”.

Em dia de aniversário, a banda filarmónica, que conta agora com 60 elementos, recebeu 14 novos músicos provenientes da escola de música da colectividade, o que “é um número muito significativo e revela a grande dinâmica da escola”, sublinhou o presidente da Capricho, Nuno Marques.

- PUB -

A sessão comemorativa contou ainda com a entrega dos emblemas aos associados, que cumprem 25 anos de dedicação à colectividade e terminou com um concerto pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

No âmbito das comemorações do aniversário da associação realiza-se a 8 de Dezembro, sexta-feira às 16h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, o espectáculo “Capricho, 150 Anos de Cultura”, com entrada livre.

 

Executivo destaca “papel importante” da Capricho Setubalense no associativismo

A Câmara de Setúbal aprovou por unanimidade na sessão pública desta quarta-feira, 22, uma saudação pelo 150º aniversário da Sociedade Musical Capricho Setubalense, onde sublinhou o papel central que a colectividade desempenha no quadro do movimento associativo do concelho.

“A cidade precisa da sua Capricho e, felizmente, encontra nesta centenária colectividade uma associação à altura das suas necessidades. Encontra aqui um pólo de dinamização cultural ímpar, cheio de história, mas acima de tudo, cheio de futuro. Saudar a Capricho Setubalense é valorizar os 150 anos da história da nossa cidade, porque a Capricho é, sem dúvida, um elemento central nesse processo de progresso e desenvolvimento”, pode ler-se no documento.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -