29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal'Natal na Baixa' apresenta-se em alta no centro histórico de Setúbal

‘Natal na Baixa’ apresenta-se em alta no centro histórico de Setúbal

Pequenotes, sempre de olho vivo, vibraram com o Pai Natal, as incansáveis renas e os flocos de neve a pairarem pelo ar. E depois “atiraram-lhe” às orelhas com mil e um pedidos, até porque portaram-se todos bem este ano. O amigo da Lapónia está de volta já na sexta-feira

Chegou de trenó, puxado pelas indispensáveis renas e assinalou, debaixo de flocos de neve a condizerem com as suas longas e sobejamente conhecidas barbas, a abertura das comemorações natalícias na baixa de Setúbal na última sexta-feira.

- PUB -

Chegou à Praça de Bocage, com a característica indumentária de cor vermelha e “dobras” brancas, para percorrer as principais artérias do centro histórico da cidade, perante o desassossego – leia-se ansiedade – e emoção dos seus indefectíveis amigos, os mais pequenotes, sempre de olho vivo pois conhecem bem o significado da presença do afectuoso “velhote” das barbas brancas. A comprová-lo, em recepção calorosa por uma mol considerável de gente, foi a forma como o Pai Natal levou logo com a pequenada na chegada ao Largo da Misericórdia. Além da neve (artificial), o homem foi assolado por mil e um desejos dos “traquinas”, num ritual que também se registou no dia seguinte, sábado, e que ainda terá novos episódios.

Nos dias 8, 9, 16, 21, 22 e 23, sempre das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, acompanhado das animações infantis de O Mundo da Zingarela, o velho amigo da Lapónia volta a cumprir o ritual na baixa setubalense, para gáudio dos mais novos, que, assim, vão poder tornar a “buzinar” às orelhas da figura os presentes que pretendem receber, levando ao mesmo tempo na ponta da língua a resposta à já gasta pergunta habitualmente lançada pelo velhote – “Portei-me bem este ano, sim”, respondem sempre (ou quase sempre) os sabidões pequeninos, por entre sorrisos marotos, confiantes ou convictos.

Mercado de Natal

- PUB -

O programa “Natal na Baixa”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a União das Freguesias de Setúbal e comerciantes da Baixa, contempla ainda outras iniciativas.

O Mercado de Natal, instalado na Praça de Bocage, é uma delas e apresenta sugestões para a escolha dos presentes a oferecer na noite da consoada.

“Bancas com artesanato urbano e tradicional, artigos vintage e produtos regionais fazem parte do certame, que decorre todos os dias até 24 de Dezembro, das 10h00 às 19h00, e que à noite ganha maior beleza com as iluminações natalícias que enfeitam arruamentos da cidade”, lembra a autarquia.

- PUB -

No último sábado, a programação apresentou, no Largo da Misericórdia, o Natal dos Animais, um momento de canções natalícias pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, e a peça de teatro infantil do GATEM – Espelho Mágico “Era uma vez… que era uma vez”. Já no Largo da Ribeira Velha, a Sociedade Musical Capricho Setubalense deu a batuta da orquestra ao público e dinamizou a actividade “Seja Maestro por um Dia”. A colectividade, que recentemente completou 150 anos de vida, volta a protagonizar esta iniciativa no próximo dia 16, às 17h00.

Várias actividades

Já na próxima sexta-feira, 8, o Largo da Misericórdia vai acolher, pelas 11h00, o espectáculo de ilusionismo Truques & Risadas e, às 16h00, a animação musical Mãe Natal Cantora. No Largo da Ribeira Velha, às 17h00, realiza-se novamente a iniciativa Seja Maestro por um Dia, desta feita conduzida pelo Coral Infantil de Setúbal, grupo coral que repete a actividade no dia 23.

No dia 9, a Tuna Académica Setúbal Cidade Amada (TASCA) promove, a partir das 15h30, na Praça de Bocage, uma arruada de tunas. No Largo da Misericórdia, às 11h00, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal apresenta um excerto do bailado Em Busca da Ilha do Natal, enquanto, às 12h00, o Teatro Animação de Setúbal (TAS) interpreta a peça Fábulas de Natal. Às 16h00, haverá Magias e Encantos, actuação e dança com Jump Dance Studio e Natacha Joaquim. No Largo da Ribeira Velha, às 17h00, a Sociedade Filarmónica Providência desafia o público a participar na iniciativa Seja Maestro por um Dia.

Para dia 16, às 11h00, no Largo da Misericórdia, está agendado O Segredo da Abelha, pelo Teatro Oficina Manel Bola (TOMA) e, às 16h00, o espectáculo de animação e ilusionismo O Palhaço Tereré e a sua assistente Anita.

Ainda neste mesmo dia, o tenor João Mendonza e o pianista João Romeiras dão um concerto de Natal, às 18h00, na Igreja de S. Julião.

A 21 e 22, sempre às 11h00 e às 16h00, no Largo da Misericórdia, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal apresenta a encenação A Noite de Natal do Palhaço João Surpresa.

O programa “Natal na Baixa” inclui, ainda, a 23, no Largo da Misericórdia, as peças de teatro Viagem ao Polo Norte, às 11h00, e Fábrica de Sonhos, às 16h00.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -