25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSETÚBAL Funeral de pescador do Faralhão não deve ser antes do Natal

SETÚBAL Funeral de pescador do Faralhão não deve ser antes do Natal

Lélio Parreira, 45 anos, morreu quando tentava libertar uma ganchorra no fundo mar ao largo da Comporta

- PUB -

 

O funeral de Lélio Parreira, o pescador de 45 anos que faleceu na sexta-feira na zona da Comporta, não deve realizar-se antes do Natal, apurou o DIÁRIO DA REGIÃO.

O corpo está à guarda da Marinha Portuguesa, que fez o resgate, e só deverá ser entregue à família na quarta-feira, dia 27.

- PUB -

O pescador do Faralhão, concelho de Setúbal, morreu na sexta-feira quando tentava resolver um problema numa embarcação de pesca da ganchorra a cerca de uma milha (1,6 quilómetros) da Comporta, disse à agência Lusa o capitão do porto de Setúbal, Luís Lavrador.

“Recebemos o alerta cerca das 16:00 e, por coincidência, tínhamos vários meios naquela zona, que deslocámos de imediato para o local – uma lancha da Polícia Marítima, outra do Instituto de Socorros a Náufragos e uma corveta da Marinha -, além de acionarmos um helicóptero da Força Aérea Portuguesa”, disse Luís Lavrador.

“O pescador, de 45 anos, utilizou o equipamento de mergulho para tentar libertar a ganchorra da embarcação ‘Joi’, matriculada no porto de Setúbal, que terá ficado presa a cerca de 20 metros de profundidade”, acrescentou. Uma ganchorra é uma armação em ferro, equipada com pontas em bico, para apanhar ameijoas no fundo do mar.

- PUB -

De acordo com o responsável pela capitania de Setúbal, o mestre da embarcação deu o alerta algum tempo depois, quando percebeu que o pescador demorava em regressar à superfície.

Segundo Luís Lavrador, o pescador foi resgatado por elementos do Instituto de Socorros a Náufragos e transportado de helicóptero para o Montijo, onde foi declarado o óbito.

A capitania do porto de Setúbal não adiantou qualquer explicação sobre as eventuais causas da morte do pescador.

Lélio Parreira era do Faralhão, onde foi criado, numa família de pescadores, e deixa dois filhos. O filho mais velho já é também pescador e trabalhava ao lado do pai, na mesma embarcação.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -