25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalClínica Social Médica Dentária já tratou mais de 1400 pessoas

Clínica Social Médica Dentária já tratou mais de 1400 pessoas

Três anos depois de ter aberto ao público, Constantino Alves faz “um balanço muito positivo” da actuação da clínica instalada na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal

 

- PUB -

Criada em Julho de 2015, a Clínica Social Médica Dentária, inserida na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, já tratou mais de 1400 utentes, o que equivale a 5 mil consultas. Os números foram avançados ao DIÁRIO DA REGIÃO pelo pároco Constantino Alves, um dos fundadores da clínica, que fez “um balanço muito positivo” destes três anos e cinco meses de actividade.

O objectivo principal da clínica é “responder às necessidades da população pobre e carenciada, que não tem possibilidade de pagar os seus tratamentos ou recorrer ao Serviço Nacional de Saúde”, designadamente homens, mulheres, crianças, jovens, desempregados, emigrantes, trabalhadores com baixos salários e reformados.

Para marcar a primeira consulta, cada futuro utente deve ir a um atendimento pessoal personalizado, onde a partir de um conjunto de indicadores, como o rendimento social de inserção ou a composição do agregado familiar se estabelece um preço-base, que oscila entre os cinco e os dez euros. Depois desse processo preliminar, as pessoas são encaminhadas para a primeira consulta e constrói-se um plano de tratamento.

- PUB -

Sem quaisquer apoios financeiros do Estado, da autarquia ou qualquer entidade pública, a clínica vive da generosidade dos voluntários. “Costumamos dizer que a clínica não é de uma entidade, mas das pessoas que abraçam esta causa de solidariedade”, explicou.

De acordo com o pároco, a maioria das pessoas em processo de tratamento viu os seus problemas de desemprego resolvidos ou simplesmente voltaram a sorrir. “Não está quantificado, mas há um conjunto de pessoas entre os 30 e os 40 anos, que arranjaram logo emprego por causa da melhoria da sua saúde oral”.

Actualmente, a clínica conta com 27 voluntários, 13 médicos, cinco recepcionistas, quatro na esterilização, dois na contabilidade e uma assistente. Os médicos vêm de Lisboa, Almada, Barreiro, Reguengos, tal como os restantes voluntários. Para garantir a sustentabilidade do serviço existe uma assistente dentária profissional.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -