25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMarchas Populares de Setúbal desfilam na Avenida Luísa Todi

Marchas Populares de Setúbal desfilam na Avenida Luísa Todi [galeria de fotos]

As sete marchas a concurso apresentaram-se ao público no sábado à noite, na Avenida Luísa Todi. Centenas de pessoas ficaram a conhecer as criações das colectividades, que irão disputar o primeiro lugar da competição a 15 e 16 de Junho

 

- PUB -

A noite das Marchas Populares de Setúbal começou com as participações especiais das quatro marchas infantis, extra-concurso, que percorreram a Avenida Luísa Todi no sábado à noite, 9.

A primeira a desfilar foi a marcha infantil da União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “As Maravilhas da Terra e do Mar Bichinho do Rio e do Mar”, um alerta para a prevenção das espécies marinhas do Estuário do Sado, tendo como pano de fundo o Moinho de Maré da Mourisca. A marcha conta com o padrinho Gabriel Carpelho, o coreógrafo Flávio Fernandes, os ensaiadores Marisa Lourenço e Ricardo Guerreiro, o figurinista e cenógrafo Manuel Bravo, a letra de Marco Caetano e a música de Maria da Luz Alves. O cavalinho dos Amigos das Pontes é dirigido por Rui Roque. A marcha é composta por um padrinho, um porta-estandarte, dois pares de mascotes, 48 marchantes, cinco aguadeiros e dez músicos.

A segunda a pisar o palco da avenida foi a marcha infantil proveniente da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com a temática “Flores da Serra”. Os arcos são figuras estilizadas de um cesto com as flores, numa clara alusão às flores da Serra da Arrábida. A madrinha é Sofia Monteiro, a ensaiadora, coreógrafa, figurinista e cenógrafa Graça Pereira, a letra de Luís Rendas e música de José Martins, que é também o responsável pelo cavalinho composto por alunos da Escola de Música Filarmónica Perpétua Azeitonense. A marcha é constituída por uma madrinha, um porta-estandarte, 40 marchantes e 12 músicos.

- PUB -

A terceira foi a marcha infantil do Grupo Desportivo “O Independente”, sob o tema “Rainha Sardinha, Rei Carapau”, que surge da conquista da sardinha assada como uma das sete maravilhas gastronómicas de Portugal e que recorda o tema defendido anteriormente pela marcha do Independente na sua versão adultos. A marcha enaltece o bom peixe de Setúbal, com especial destaque para a sardinha assada. Os figurinos são estilizados de varina e pescador. A madrinha é Catarina Chaves, o ensaiador e coreógrafo, figurinista e cenógrafo Bruno Frazão. O figurino é assinado por Júlia Bronze, a letra de Alexandre Marcos e a música de António Araújo. O cavalinho pertence à Fanfarra Imperial de Lisboa e é dirigido por Orlando Tavares. A marcha tem uma madrinha, um porta-estandarte, 42 marchantes e cinco aguadeiros.

A quarta e última marcha a subir ao palanque principal foi a marcha infantil do Núcleo Bicross de Setúbal, com o mote “Oram vejam lá… as crianças no arraial popular”, que conta a história dos namoros entre floristas e jardineiros da cidade.  A madrinha é Liliana Matos e o padrinho Rui Miguel Conceição, o ensaiador e coreógrafo João da Cova, que assina igualmente a letra, o figurinista e cenógrafo Rui Conceição, a música de Duarte Zacarias e os arranjos de David Moisés. O cavalinho dos Amigos da Música é dirigido por Tiago Glória. A marcha é composta por uma madrinha, um padrinho, um porta-estandarte, três pares de mascotes, 53 marchantes e dez músicos.

Em seguida, as sete marchas populares de Setúbal a concurso apresentaram-se ao público perante o olhar atento de centenas de pessoas e do músico e cantor Nuno Guerreiro, presidente do júri.

- PUB -

A primeira marcha a apresentar-se a concurso foi a do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com o tema “Venham aqui comprar e aqui no Bairro Santos marchar”; a segunda foi a da Cooperativa de Habitação, “Bem-Vinda a Liberdade”, com o tema: “Mercado do Livramento, a cidade em movimento”; a terceira foi a da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com o tema: “Amar o mar”; a quarta foi a do Grupo Desportivo O Independente, com o tema: “Rufam tambores e siga a marcha”; a quinta foi a da União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema: “Tantas partidas, tantas chegadas”; a sexta foi a do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, com o tema “Fama de marinheiros dá namoro em noite de tradição” e a sétima a do Núcleo Bicross de Setúbal, com o tema: “Vem deste rio a riqueza que ostentamos”.

Além dos temas de cada uma, todas as marchas em competição tiveram obrigatoriamente de interpretar e desfilar ao som da Grande Marcha 2018: “Setúbal, Terra de Vinhos”, com letra de Dina Barco e música de José Condinho, cantada por Sara Margarida, a madrinha das madrinhas.

Ao vocalista do projecto Ala dos Namorados, Nuno Guerreiro, residente em Setúbal há dois anos e meio juntam-se os jurados Ricardo Cristas, em cenografia, Diana Vieira, coreografia, Rita Melo, figurino, Ester Correia, letra, e António Laertes, música, que em conjunto vão avaliar as colectividades a concurso nos desfiles pagos marcados para 15 e 16 de Junho, às 22h, na Praça de Touros Carlos Relvas. As entradas custam 2,50 euros para a geral, 3,50 euros para as cadeiras e 4 euros para os lugares de camarote. As crianças até aos 10 anos não pagam bilhete.

A cerimónia de entrega de prémios do concurso decorrerá a 24 de Junho, às 17h, no Fórum Municipal Luísa Todi.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -