23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPSD quer zona ribeirinha de Setúbal na mão do município

PSD quer zona ribeirinha de Setúbal na mão do município

Concelhia laranja diz que deputados do partido vão apresentar no Parlamento uma recomendação ao Governo

O PSD de Setúbal defende que o domínio da zona ribeirinha da cidade, actualmente sob jurisdição da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, passe para o Município de Setúbal e anunciou a intenção dos deputados do partido eleitos pelo distrito apresentarem, na Assembleia da república, um projecto de recomendação ao Governo.
Segundo a concelhia sadina do PSD, a transferência da “fatia de território que não tem utilização portuária” para o domínio municipal “é especialmente importante” para a um “melhor aproveitamento” desta zona ribeirinha.
O presidente local do partido, Nuno Carvalho defende a oportunidade e o sentido desta proposta com a recente entrega da gestão das praias da Arrábida à autarquia e enquadra-a num plano mais vasto, ‘Dêem-nos margem’, que passa por “ três eixos estruturantes para a cidade”, designadamente a acessibilidades, desenvolvimento económico e qualidade de vida.
Concretamente, o PSD sugere o investimento nas acessibilidades à serra através do rio, com reabilitação das rampas de acesso ao Sado, aposta nos cais de recreio e no transporte marítimo; mais imobiliário, hotelaria e restauração na zona ribeirinha e a respectiva qualificação urbana.
Segundo Nuno Carvalho, esta política de aproveitamento do “potencial” da beira-rio em Setúbal é condicionada por prazos, pelo que a “janela de tempo” para aproveitamento dos fundos comunitários, do crescimento da procura turística e da alta do valor do imobiliária e da habitação, deve ser tida em conta.
Na conferência de imprensa em que foram apresentadas estas ideias, no jardim da beira-mar, na quinta-feira, esteve presente o deputado Pedro do Ó Ramos. O parlamentar, que chegou a ser secretário de Estado no último Governo de Passos Coelho, considerou que a transferência do domínio da zona ribeirinha é uma “pretensão válida” que “faz sentido” e não conflitua com o plano de alargamento do Porto de Setúbal, que está em curso.
A opinião de que a transferência de domínio e a concretização do plano portuário “estão lado a lado” e “não são conflituantes” foi defendida também por Nuno Carvalho.
O líder do PSD/Setúbal diz que a recomendação, a apresentar na próxima sessão legislativa, pode eventualmente ser alargada a outras zonas ribeirinhas do país sob administração portuária.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -