20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade vive festa do teatro até domingo

Cidade vive festa do teatro até domingo

Festival Internacional de Teatro de Setúbal faz 20 anos. 31 espectáculos e várias outras iniciativas, um pouco por todo o lado, e a presença de oito companhias estrangeiras transformam Setúbal na capital do teatro

- PUB -

Por Inês Antunes Malta

A Festa do Teatro de Setúbal começou no Forte de São Filipe na passada quinta-feira, dia 23, contando com a habitual sessão de abertura, um apontamento musical pela cantora e compositora Teresa Gabriel e a estreia da peça “Ah! Minha Dinamene!”, a nova produção do Teatro Estúdio Fontenova, que esgotou nas três exibições previstas para o festival e será posteriormente reposta nos dias 20, 21, 22 e 23 de Setembro no mesmo local.

A comemorar os seus vinte anos de existência, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal é, nas palavras da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “um dos principais e mais reconhecidos festivais de artes cénicas do país, que a cada ano proporciona mais e melhor cultura”.

- PUB -

A edil destacou ainda, na sessão de abertura, a itinerância do festival como “uma das principais imagens de marca, ao percorrer a cidade em salas de espectáculos e também em espaços ao ar livre”, por tornar assim mais fácil o acesso à cultura, uma vez que este é um certame que serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potencia os hábitos de fruição cultural e aposta na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

Para Eduardo Dias, do Teatro Estúdio Fontenova e também responsável pela organização do festival, “de 1995 até 2018 vimos crescer uma festa do teatro em Setúbal, em pleno verão, para mais do triplo dos espectáculos e actividades” e no que diz respeito à programação deste ano é de destacar “a presença forte de temas ligados à mulher e ao feminino”. Na sessão de abertura, o actor partilhou ainda com os presentes o desejo comum de toda a companhia: “enrolados em sonhos, loucura e caos, esperemos que sonhem e criem connosco”.

Recorde-se que a companhia de teatro, além do apoio concedido anualmente pela autarquia, viu a Direcção-Geral das Artes, depois de uma recusa inicial, aprovar a candidatura bianual para efeitos de financiamento da actividade geral da companhia e deste evento em particular.

- PUB -

A XX Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal decorre em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresenta 15 espetáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, que abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, dois concertos, um de abertura e um de encerramento, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições, uma individual e outra colectiva, e um workshop, perfazendo assim um total de 38 actividades, nas quais se incluem ainda duas residências artísticas e cinco estreias, em programa a decorrer até ao próximo domingo, dia 2 de Setembro.

Além de companhias nacionais, marcam também presença no festival oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -