28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara testa capacidade de resposta a um acidente industrial

Câmara testa capacidade de resposta a um acidente industrial

Exercício de protecção civil, que decorre até final desta sexta-feira (16) envolve seis mil pessoas

A Câmara de Setúbal testou hoje a capacidade de resposta da Protecção Civil a um eventual acidente industrial, através do exercício Mitrex 2018, que simulou o derrame de um produto tóxico provocado pelo descarrilamento de um comboio na Mitrena.

- PUB -

“Este simulacro vem testar a capacidade de resposta dos agentes da protecção, do planeamento, das entidades envolvidas, dos hospitais, empresas, da Comissão Municipal de Protecção Civil, dos planos de emergência e foi feito em tempo real, resolvendo o problema num vagão que, após queda de uma via férrea, rompeu e resultou na libertação de uma nuvem tóxica com impactos numa zona industrial”, explicou à Lusa o vereador com o pelouro da Protecção Civil, Carlos Rabaçal.

Nesta simulação foi criado um cenário em que um furacão está a passar pela cidade e a causar várias ocorrências, entre as quais o descarrilamento do comboio e o derrame de amoníaco, uma substância química que se propaga rapidamente e que pode levar à morte ao fim de dez minutos de inalação.

Foi pelas 10:00 que a sirene dos Bombeiros Sapadores de Setúbal tocou e os operacionais deslocaram-se rapidamente à Mitrena, onde, ao depararem-se com a fuga tóxica, são obrigados a recuar para vestir os fatos de protecção.

- PUB -

Simultaneamente foi necessário activar a Comissão Municipal de Protecção Civil, os planos de emergência e evacuar todas as casas, escolas ou unidades fabris num raio de um quilómetro.

Segundo o vereador da Proteção Civil, toda a resposta ao simulacro foi efectuada em “tempo real”, para que todas as entidades saibam como responder de forma rápida e eficiente a um “acidente real”.

“Setúbal está a preparar-se para qualquer incidente do género e nós testámos um produto químico que é o amoníaco, que é bastante perigoso, mas tivemos há algum tempo um acidente real com outro produto químico, o fósforo, e respondemos de uma forma muito eficiente. E os simulacros dinamizados antes foram muito importantes para dar uma resposta rápida”, indicou.

- PUB -

Carlos Rabaçal referia-se a dois incêndios ocorridos na Mitrena, no início do ano, um dos quais em Fevereiro, que destruiu os armazéns de enxofre da Sapec Agro e provocou mais de uma dezena de feridos ligeiros por inalação de fumos, e outro em Marco, num depósito de solvente da Sapec Química.

Segundo o vereador, o exercício efectuado hoje tinha ainda o objectivo de “dar uma resposta multifacetada a todas as consequências seguintes ao acidente industrial”, como o corte de estradas, minimização de situações ou evacuação de escolas.

No cenário criado, uma escola primária foi afectada pela nuvem tóxica e cerca de 30 crianças com sintomas foram encaminhadas para a pediatria do Hospital de São Bernardo, no concelho, além de outros 30 estudantes do ensino politécnico que acabaram por falecer, sendo necessário levar os corpos para a morgue da mesma unidade hospitalar.

De acordo com Carlos Rabaçal, estiveram no terreno “cerca de 50 operacionais”, mas em toda a operação participaram “cerca de 6.000 pessoas”, entre as quais os trabalhadores das empresas envolventes e estudantes que tiveram formação para participar no exercício, simulando diferentes situações.

O simulacro só termina por volta das 17:00, mas até ao momento o vereador garante que “a resposta foi muito rápida e eficiente” e que “tudo funcionou como era suposto”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -