25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalPCP pediu investimento nas escolas públicas e recebeu ‘silêncio’

PCP pediu investimento nas escolas públicas e recebeu ‘silêncio’

O parque escolar da região está “degradado”, diz o PCP que já reuniu com o ministro da Educação onde apontou várias escolas. “Infelizmente o Governo não prestou os esclarecimentos que se impunham”, dizem

 

- PUB -

 

O PCP mediu o pulso ao investimento nas escolas públicas no distrito de Setúbal, questionou o ministro da Educação e pediu mesmo um reforço de verba. Mas nem todas as perguntas tiveram resposta, nem houve compromisso para requalificação nem construção de pavilhões desportivos, o que leva os deputados comunistas a considerarem que existe “desinvestimento” neste sector que se está a reflectir na “degradação” do parque escolar da região.

“Necessidade de realização de intervenções de requalificação de escolas e necessidade de reforço dos equipamentos públicos”, lê-se em nota de imprensa onde o partido da ‘gerigonça’ entende que “há investimentos que não podem continuar a ser adiados e que exigem uma resposta do Orçamento de Estado para 2019”.

- PUB -

Neste leque investimentos integram cerca de duas dezenas de escolas do distrito, umas a serem requalificadas outras a aguardar conclusão de empreitada e uma a construir.

Na audição na Assembleia da República no âmbito da discussão da especialidade da proposta de lei do OE, o PCP lembrou Tiago Brandão Rodrigues a “necessidade de se proceder à requalificação das instalações de escolas que continuam sem qualquer solução como são a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada), a EB 2,3 Paulo da Gama (Seixal); EB 2,3 El-Rei D. Manuel I (Alcochete), EB 2,3 Azeitão, do Bocage e Aranguez e da ES Bocage (Setúbal)”. Asseveram os comunistas que estas são escolas cujas instalações “estão bastante degradadas e que exige uma intervenção urgentemente”.

Questionaram ainda o Governo sobre a data de conclusão das empreitadas nas Escolas Secundárias João de Barros e do Monte da Caparica. “Estamos no último ano desta legislatura e a situação destas escolas ainda estão por resolver. São oito anos lectivos em que os estudantes têm aulas em contentores”.

- PUB -

A falta de pavilhões desportivos esteve também na agenda do PCP que enumerou a Escola Secundária de Palmela, EB 2,3 Poceirão (Palmela), Escola Secundária Manuel Martins, EB 2,3 Azeitão (Setúbal), EB 2,3 Cruz de Pau, Corroios, Pinhal de Frades e a de Vale Milhaços (Seixal).

“Infelizmente o Governo não prestou os esclarecimentos que se impunham”, criticam referindo que a única excepção foram as intervenções nas Escolas Secundárias João de Barros e do Monte da Caparica, mesmo assim “nada foi dito sobre o prazo de conclusão das obras”.

Sobre a construção da Escola Secundária na Quinta do Conde que “há muito é reivindicada pela comunidade educativa, pelas autarquias e pela população da Quinta do Conde, e sobre a qual foi aprovada uma Resolução da Assembleia da República, o Governo não diz uma palavra”, queixa-se o PCP.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -