4 Março 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Secundária Dom Manuel Martins assinala nascimento do seu patrono

Secundária Dom Manuel Martins assinala nascimento do seu patrono

Alunos, professores e pais pegaram na bicicleta e, num gesto de solidariedade levaram alimentos ao Centro Social e Paroquial Dom Manuel Martins. Depois assistiram a relatos da vida daquele que ficou conhecido como “Bispo Vermelho”

 

- PUB -

A Escola Secundária Dom Manuel Martins comemorou a 20 de Janeiro o nascimento (1927) do seu patrono, que coincide com o Dia da Escola, com um com junto de actividades que decorreram entre a manhã e a parte da tarde.

 

O dia começou com a 2.ª Rota Solidária Dom Manuel Martins, que consiste num passeio de bicicleta em que cada um dos participantes contribuiu com um bem alimentar. A iniciativa foi organizada pelos professores de Educação Física da escola tendo o apoio de vários parceiros.

- PUB -

 

Com um número limitado a 100 participantes, incluindo alunos, professores e alguns encarregados de educação, o percurso de 19 quilómetros, com partida e chegada à escola, passou pelo Centro Social e Paroquial Dom Manuel Martins, para entrega dos bens recolhidos, e uma paragem técnica no Parque de Merendas do Moinho de Maré da Mourisca.

 

- PUB -

“O passeio de bicicleta tem um significado muito especial na comemoração do Dia da Escola. Remete para uma actividade desportiva que Dom Manuel Martins apreciava e que praticou ao longo da sua vida, andar de bicicleta e, por outro lado, a rota, pensada como passeio cicloturístico solidário, tem como objectivo, do ponto de vista da formação dos alunos, a sua participação activa numa campanha de solidariedade”, explica Clemência Funenga directora da Escola D. Manuel Martins que tem em exposição no seu átrio a última bicicleta daquele que foi Bispo de Setúbal entre 1975 e 1998.

 

Ainda durante a manhã, decorreu a visualização do documentário “Human” no auditório da escola e realizou-se um peddy-paper tendo como tema “Dom Manuel Martins e os direitos humanos”.

 

Ao início da tarde realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas, onde estiveram alunos, professores, convidados e parceiros do clube Viva a Terra, uma cerimónia que em 2003 contou com a presença de Dom Manuel Martins, no hastear de uma das 17 bandeiras com que a escola já foi premiada. Seguiu-se uma apresentação dos projetos do clube Viva a Terra enquanto decorria um coffee break servido por alunos do curso de profissional de Restaurante-Bar.

 

Seguiu-se a palestra “Dom Manuel Martins, artífice dos direitos humanos”, por Guilherme d’Oliveira Martins, conhecedor da vida e obra do patrono da escola. “Foi uma comunicação notável e um despertar de consciências sobre a atenção e o cuidado de cada um e de todos em relação ao próximo, não separando as palavras da prática”, comenta a directora.

 

No átrio da escola foi montada a exposição de documentos, de cartões e mensagens que Dom Manuel Martins enviou à escola em diversas circunstâncias, e fotografias de momentos significativos da sua vida.

- PUB -

Mais populares

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...

Incêndio destrói cozinha de habitação na Avenida Bento Gonçalves

Um incêndio deflagrou hoje numa habitação situada na Avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, tendo provocado a destruição completa da respectiva cozinha, uma vez que...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...
- PUB -