26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMercado do Rio Azul está a chegar

Mercado do Rio Azul está a chegar

Entre atrasos e alterações ao projecto inicial, a obra do Mercado da Lota terminou finalmente. Esta quinta-feira, a União de Freguesias apresenta o novo espaço dedicado a comerciantes e setubalenses

 

- PUB -

As obras no Mercado da Lota começaram em 2017, com a previsão de três meses para execução. No final de 2018, a empreitada parecia não ter fim à vista e cresciam os protestos dos comerciantes, a trabalhar em condições precárias num mercado improvisado nas instalações da Docapesca e a indignação dos setubalenses, descrentes de um projecto que tardava em vingar. Esta quinta-feira, pelas 10h00, depois retrocessos e avanços, o novo Mercado do Rio Azul abre finalmente portas.

Rui Canas, presidente de União das Freguesias de Setúbal, em declarações recentes a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO revelou que, inicialmente, quando se apontaram três meses para a execução da obra, não estava previsto que a mesma sofresse alterações para a dimensão que tem agora.

No início do processo, em 2017, a autarquia pensava apenas “complementar a obra que a Anunciada já tinha feito e resolver os problemas apontados pela ASAE [em 2013]”, relativos às condições de higiene, revela Rui Canas.

- PUB -

Entretanto foram detectados problemas graves na estrutura do edifício. Situações que exigiram outro tipo de intervenção, em articulação com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, entidade proprietária do mercado.

De uma obra avaliada em 30 mil euros, a União das Freguesias passou para um investimento de 300 mil euros, num espaço que Rui Canas assume agora como especialmente dedicado aos comerciantes, tendo 48 bancas novas.

Um espaço que o autarca espera vir a ser reconhecido “pela qualidade do peixe, frutas e hortícolas”, deixando um convite para que “as pessoas venham ao mercado”, destacando que, “o novo mercado não tem nada a ver com o antigo”. Terá inclusive um regulamento de funcionamento, a aprovar em Assembleia de Freguesia. Regulamento esse que os comerciantes devem cumprir, “enquanto normas de conduta e higiene”, destaca Rui Canas.

- PUB -

Por comparação, em vésperas da abertura de um espaço que trará uma nova vida à lota de Setúbal, Rui Canas assume como orgulho, “o Mercado do Rio Azul não será igual ao Mercado do Livramento, mas terá o mesmo nível de qualidade”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -