25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalÀ descoberta do carismático poeta Calafate

À descoberta do carismático poeta Calafate

O bicentenário do poeta Calafate vai decorrer durante todo o ano de 2019, com várias expressões de arte e mostras a relembrarem o homem do povo que rimou e cantou a sua cidade

 

- PUB -

O poeta popular setubalense António Maria Eusébio, também conhecido por Calafate, foi relembrado na Casa da Baía numa conferência onde interveio João Reis Ribeiro que abordou questões biográficas que contribuíram para a construção da identidade do poeta.

Mais de meia centena de pessoas recebera a intervenção do professor, investigador e mestre em estudos portugueses sobre o tema “António Maria Eusébio, o Calafate. Vida e Obra”.

João Reis Ribeiro chamou a atenção para o que se pode “conseguir saber da vida de Calafate através do que ele escreveu”. Na sua intervenção referiu-se ainda às condições de vida de Setúbal no fim do século XIX e princípio do século XX, e a sua história social e política.

- PUB -

Parte do conhecimento sobre Calafate, foram conseguidas pelo investigador através de obras literárias e informações retiradas de recortes publicados na imprensa, para além de homenagens realizadas na cidade. “E importante conhecer a obra de Calafate, enternecedora, elucidativa e muito rica na totalidade”, comentou.

António Maria Eusébio, calafate de profissão, foi um carismático autor popular que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense A publicação da sua obra é datada a partir de 1901, embora a primeira referência ao poeta na imprensa seja de 1868.

“Escrevia poemas e cantava fado com letras escritas por ele. Não escrevia, ditava. Nos registos encontramos indicações sobre quem escrevia: o chapeleiro Duarte Mendes e outro homem, empregado de balcão numa mercearia, do qual não há nome registado”, lembrou João Reis Ribeiro.

- PUB -

A conferência foi organizada pelo Rotary Club de Setúbal no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio (1819-1911). Durante todo este ano serão realizadas exposições, actuações musicais, conferências, apresentação de livros, actividades de poesia e performances cénicas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -