27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalDragagens no Sado vencem último obstáculo (actualizada)

Dragagens no Sado vencem último obstáculo (actualizada)

Local de deposição dos dragados (TUPEM) foi aprovado. Obras já podem começar

 

- PUB -

As dragagens no rio Sado já podem legalmente arrancar depois de o local para a deposição dos dragados ter sido aprovado pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), soube-se hoje.

A DGRM emitiu a licença de aprovação do Titulo de Utilização Privativa do Espaço Marítimo – TUPEM 5/2018, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no dia 8 de Janeiro, mas o despacho só foi publicamente revelado no sitio da Internet nos últimos dias.

Com esta decisão, fica ultrapassado o último obstáculo ao inicio das obras, a existência de um local para depósitos das areias dragadas do fundo do rio.

- PUB -

O local é a ‘Restinga’, zona fora da barra do Sado, junto a Tróia, frente aos empreendimentos turístico do grupo Pestana e da Sonae.

A aprovação do TUPEM está a gerar contestação por parte das associações ambientalistas e os pescadores de Setúbal, visto tratar-se de uma zona de pesca artesanal.

O Clube da Arrábida, a Associação Ambientalista Zero, o grupo SOS Sado, a Cooperativa de Pescadores de Setúbal e Sesimbra, Sesibal, e o grupo Pestana tiveram já conhecimento desta decisão e preparam reacções.

- PUB -

O despacho da DGRM, publicado na segunda-feira e disponível na Internet em http://media.sossado.pt/tupem5/TUPEM_30_01_2019_APSS.pdf , autoriza a deposição de dragados das classes 1 e 2, consideradas areais limpas.

O local, na deriva litoral da península de Tróia, é apontado pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) como única localização que permite que a areia depositada possa servir para realimentar as praias da Arrábida, naturalmente, através do efeitos das correntes marítimas.

Além deste TUPEM 5/2018 agora aprovado, a DGRM tem mais dois pedidos da APSS para decidir. Estes últimos terão sido solicitados como eventuais alternativas ao chumbo do primeiro.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -