5 Março 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Comandante Paulo Lamego recebe divisas pelas mãos de Dores Meira

Comandante Paulo Lamego recebe divisas pelas mãos de Dores Meira

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal é um homem de carreira no Exército, que está à frente da companhia desde Dezembro de 2010. A presidente da Câmara de Setúbal diz que o posto de tenente-coronel para Paulo Lamego “é merecido”

 

- PUB -

Paulo Lamego, comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, recebeu os galardões de tenente-coronel do Exército pelas mãos da presidente da Câmara de Setúbal que manifestou sentir uma “honra enorme” por impor os galardões que “são mais do que merecidos e só pecam por tardios”.

Maria das Dores Meira interpretava assim este momento da cerimónia realizada ao fim da tarde da passada quarta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, André Martins, e membros do executivo municipal.

“Há 9 anos, 2 meses e 4 dias que estava à espera de chegarem os galões”, comentou Paulo Lamego aludindo, de alguma forma, ao tempo de serviço que os professores reivindicam recuperar junto do Governo.

- PUB -

Promovido a major em Outubro de 2009, após a conclusão do curso de promoção a oficial superior Paulo Lamego assumiu no ano seguinte, em Dezembro, a função de comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal em comissão de serviço.

Teria de esperar mais de 9 anos até ao dia 4 de Dezembro de 2018 para ver publicado o despacho da promoção a tenente-coronel. Relembrando o seu percurso, o comandante dos Bombeiros Sapadores explicou que “as regras do Exército são bastante claras. Eu já tinha feito o curso e tive de esperar pela abertura de vagas”. E acrescenta que “a qualquer momento estava à espera da promoção que costuma demorar entre 3 a 4 anos. Mas, fruto da conjuntura e do congelamento das progressões, demorou mais tempo”.

Perante os presentes na cerimónia, Paulo Lamego assumiu sentir-se “muito honrado” por ter sido a presidente da Câmara de Setúbal a impor-lhe os galardões de tenente-coronel, isto por ter exercido “praticamente todo o tempo de major em funções na Câmara Municipal”.

- PUB -

O posto seguinte na patente será a patente de coronel e Paulo Lamego apenas comenta que a “vida dá muitas voltas e não sei o que o futuro reserva”.

O agora tenente-coronel ingressou no Exército português em agosto de 1992, tendo concluído com êxito o 96.º Curso de Comandos em Dezembro do mesmo ano.

Em Setembro de 1993 ingressou na Academia Militar, onde concluiu o Curso de Engenharia em Outubro de 2000 com o posto de tenente. Em Outubro de 2003 foi promovido a capitão após frequência do respectivo curso e, em Outubro de 2009, passou a major.

- PUB -

Mais populares

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...
- PUB -