“Helena” coloca Setúbal em Alerta vermelho

246
visualizações

Depois da “Depressão Gabriel”,  a “Helena” chega a Setúbal e deixa a cidade em Alerta Vermelho até Sábado.

- Pub -

 

Portugal contnental está a ser afectado pelos efeitos da depressão “Helena”. Esta depressão vai afectar o país no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, até amanhã (dia 2).

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Setúbal está entre os distritos sob aviso vermelho, até às 21h30, devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir um máximo de 15 metros.  Situação que levou ao encerramento dos portos entre Viana do Castelo e Setúbal.

Além do vermelho para a agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado devido à ocorrência de fortes rajadas de vento, em todos os distritos de Portugal continental.

Ao mesmo tempo, Portugal encontra-se na rota de uma passagem de massa de ar polar pós-frontal fria, pelo que o IPMA prevê ainda uma descida da temperatura. Algo que, associado ao vento forte, aumentará o desconforto térmico, prevendo-se ainda a ocorrência de aguaceiros e granizo, que podem ser acompanhados de trovoada.

Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore.

Também a Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas na zona norte de Portugal continental, entre a madrugada de hoje e a de sábado.

Comentários

- Pub -