18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNove dias dedicados à protecção civil

Nove dias dedicados à protecção civil

Desde a apresentação de equipamentos dos bombeiros até às memórias do sismo de 1969 são vários os temas em debate referentes a protecção civil e segurança até dia 1 de Março

 

- PUB -

Vários espaços do concelho de Setúbal começam a receber a partir de amanhã, e até 1 de Março, um conjunto de iniciativas que vão abordar questões de segurança e protecção civil sobre diversas perspectivas.

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal tem como alinhamento para o primeiro dia o tema “Setúbal Resiliência +, Os Dias da Segurança”. Será às 9h00 e coincide com as comemorações do 233.º aniversário da CBSS – Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

O programa integra a tradicional cerimónia do hastear da bandeira, nos Paços do Concelho, e segue, às 09h45, com a receção às entidades convidadas com um Moscatel de Honra e, às 10h00, com a sessão solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

- PUB -

Uma hora depois são apresentadas várias valências operacionais da CBSS, com demonstrações dos contentores BREC – Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e VIQ – Viatura de Intervenção Química e uma mostra do GIMA – Grupo de Intervenção em Meio Aquático.

Será ainda apresentada uma nova viatura da companhia setubalense, uma ambulância homologada pelo INEM que passa a dar apoio direto à equipa de socorro dos Bombeiros Sapadores.

Às 11h30 realiza-se a romagem ao cemitério Nossa Senhora da Piedade, para deposição de uma coroa de flores no talhão dos bombeiros, e segue-se uma visita à pintura das instalações do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, seguida de um almoço convívio, a partir das 12h45.

- PUB -

O “Setúbal Resiliência +” continua na sexta-feira com o seminário “Voluntariado em Proteção Civil”, entre as 09h00 e as 12h30, na Casa da Baía, com a participação, às 09h30, do vereador da Proteção Civil e Bombeiros, Carlos Rabaçal. Do programa do seminário faz ainda parte uma reunião do Grupo Mitrena, às 15h00, nas instalações da empresa The Navigator Company.

No sábado, das 09h00 às 13h00, a Casa da Baía acolhe o 1.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil do Concelho de Setúbal, no qual são abordadas questões relacionadas com o enquadramento legal destas unidades.

A partir das 14h30, na Praça de Bocage, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal faz uma demonstração da capacidade técnica operacional de intervenção em acidente grave ou catástrofe.

Domingo está reservado para a iniciativa “Quarteis Abertos” que convida a conhecer os meios da CBSS em exposição na Praça de Bocage, e dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, em mostra junto do Bacalhoa Parque, em Vila Nogueira de Azeitão.

Segunda-feira na Casa da Baía, das 09h00 às 17h30, é abordada a relação entre o turismo e a segurança. A abertura do seminário conta com as intervenções da vereadora das Atividades Económicas, Eugénia Silveira, e do diretor do Departamento de Comunicação e Imagem, Relações Públicas e Turismo de Setúbal, Sérgio Mateus.

A perspetiva ambiental da segurança também é abordada no “Setúbal Resiliência +” no Seminário “Arrábida – Reserva da Biosfera”, a decorrer na terça-feira, entre as 09h00 e as 12h30. A sessão de abertura, às 09h30, está a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria de Jesus Fernandes.

Logo a seguir é apresentada a candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera, por Wieslaw Bodziony, da Associação de Municípios da Região de Setúbal. Meia hora depois, Carlos Caçoete, do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Arrábida, aborda a importância do Parque Natural da Arrábida no Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Na quarta-feira, a Câmara Municipal de Setúbal desafia os profissionais da comunicação social a participar na iniciativa “Bombeiro por um dia”, que contempla atividades de caráter formativo sobre o que é ser bombeiro e o que são a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e os Bombeiros Voluntários de Setúbal.

No dia seguinte a Casa da Baía recebe, a partir das 9h00, o seminário “Memórias do Sismo de 1969”. A sessão de abertura terá as intervenções do vereador da Proteção Civil e Bombeiros da autarquia, Carlos Rabaçal, e do presidente do Rotary Clube de Setúbal, António Chitas.

A 1 de Março, Dia Internacional da Proteção Civil, a mostra passa para o centro comercial Alegro, com inauguração às 17h00, a qual pode ser visitada até 26 de Abril, de segunda a quinta-feira, domingos e feriados, das 10h00 às 23h00, e ao sábados e vésperas de feriados, das 10h00 às 24h00.

O Dia Internacional da Proteção Civil é também assinalado com a realização de simulacros e exercícios em escolas e edifícios municipais e uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil com simulacro de comunicações.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -