25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCarapau manteiga procura certificação

Carapau manteiga procura certificação

Várias entidades sentaram-se ontem à mesa para começarem a trabalhar na certificação do carapau manteiga de Setúbal. Trata-se de aproveitar melhor um recurso de pesca e reforçar a economia da região

 

- PUB -

O carapau manteiga de Setúbal pode vir a receber o título de certificação, ou de qualificação. A ideia de constituir o processo de candidatura partiu da Sesibal-Cooperativa de Pescas de Setúbal, Sesimbra e Sines, que reuniu ontem com responsáveis de várias entidades, entre elas a Direcção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Instituto Português do Mar e Atmosfera e Direcção Regional de Agricultura e Pescas.

“Vamos elaborar um projecto para a certificação do carapau manteiga de Setúbal que, depois de algumas reuniões técnicas, será submetido à apreciação da Direcção-Geral das Pesca”, avança Ricardo Santos, presidente da Sesibal.

Para este responsável do sector das pescas, a valorização do carapau para além de “merecida, é necessária”, uma vez que este pescado está a “baixo preço”, tem uma quota de pesca “alargada” e “muitas pessoas não o conhecem”. Com a certificação esta espécie poderá ser “adquirida e servida por mais restaurantes” podendo inclusivamente dar mais dinâmica à economia da pesca.

- PUB -

Reforça a Sesibal que a cerificação do carapau manteiga justifica-se por razões económicas devido a impedimentos na pesca da sardinha em “quantidades que permita a sustentabilidade para o sector” e também para “divulgar e promover cada vez mais a riqueza dos nossos peixes”.

Outro argumento apontado pela Cooperativa de Pesca, é que a quota de captura nacional “é superior a 25 mil toneladas”, no entanto, “o mercado absorve apenas 3 mil toneladas”. Perante estes dados, a “saliência e a qualidade desta espécie justifica cada vez mais o seu consumo”, defende a Sesibal que coloca várias possibilidades de comercialização. “Exportado, fresco, congelado ou em conserva”, e dado o seu valor na cadeia alimentar, considera-se existirem vários países interessados em o receber.

Perante este quadro, Ricardo Santos vinca que caso não seja conseguida a certificação, o carapau manteiga de Setúbal “tem de ser distinguido, pelo menos, com uma qualificação”.

- PUB -

 

 

Especialidade à mesa

Entre os documentos a serem trabalhados para apresentação da candidatura à certificação do carapau manteiga de Setúbal, constam quatro receitas para servir esta espécie à mesa: Carapaus Alimados, Carapaus de Escabeche, Carapaus com Migas e Coentros e ainda Carapaus à Portuguesa.

 

Receita Carapaus Alimados

 

Ingredientes:

1 quilo de carapaus médios

Azeite q2.b.

Vinagre ou sumo de limão q.b.

 

 

Preparação:

Deixam-se os carapaus em sal de um dia para o outro.

Lavam-se e cozem-se em água a ferver. Depois de cozidos, mas ainda quentes, limpam-se.

Tira-se a cabeça, a pele, o rabo e as barbatanas.

Na altura de servir, mergulham-se numa travessa funda com água muito quente, para aquecerem.

Escorre-se a água e servem-se os carapaus imediatamente, temperados com azeite e vinagre ou sumo de limão.

Acompanham-se com batatas cozidas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -