26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHospital de Setúbal adopta serviço de hospitalização domiciliária

Hospital de Setúbal adopta serviço de hospitalização domiciliária

O modelo assistencial de hospitalização domiciliária tem sido experimentado em alguns hospitais e vai agora começar em Setúbal. Para além do doente estar no seu lar, corre menos riscos de infecções hospitalares

 

- PUB -

 

O Centro Hospitalar de Setúbal vai começar com o modelo assistencial de hospitalização domiciliária, que disponibiliza cuidados de saúde especializados no domicílio dos doentes.

O Serviço de Medicina Interna vai ser responsável pela implementação de uma Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), prevista para o segundo semestre de 2019. Para isso vai ter a funcionar uma equipa de gestão hospitalar multidisciplinar e uma equipa de hospitalização domiciliária e cinco camas de hospitalização domiciliária.

- PUB -

Este modelo assenta na Medicina Hospitalar de Ambulatório, centrada nas necessidades do doente agudo, mas simultaneamente “mais humanizada, respeitando a individualidade de cada doente e devidamente integrada com os outros níveis de cuidados”, refere a administração do hospital.

 

Equipa dedicada e multidisciplinar

- PUB -

 

Trata-se assim de apresentar uma “alternativa” ao modelo de internamento convencional, que “proporciona assistência médica e de enfermagem aos utentes que, apesar de necessitarem cuidados hospitalares, reúnem um conjunto de critérios clínicos, sociais e familiares e geográficos que permitem que sejam hospitalizados no domicílio, sob vigilância de uma equipa de gestão hospitalar multidisciplinar, após o devido consentimento informado do doente e da sua família”.

Realça ainda a administração do Centro Hospitalar de Setúbal que este modelo “apresenta várias vantagens, nomeadamente menor incidência de infecções hospitalares, maior comodidade para o doente que recebe cuidados de saúde no seu domicílio, libertação de recursos hospitalares, redução de custos, entre outros”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -