25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTeatro Fontenova leva "Auto da Índia" à cena

Teatro Fontenova leva “Auto da Índia” à cena

Uma mulher trai o marido, com quem casara apenas por interesse, enquanto este andava pela Índia em busca de riqueza e lucro fáceis. Está dado o mote para a farsa “Auto da índia” de Gil Vicente, que o Teatro Estúdio Fontenova leva à cena

 

- PUB -

 

O Teatro Estúdio Fontenova tem em cena até 2 de Abril, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a farsa de Gil Vicente “Auto da Índia”. A 67.ª produção da companhia tem encenação de Filipe Crawford com cenografia e imagem de José Manuel Castanheira.

Hoje a peça interpretada por Carlos Pereira, Eduardo Dias, Henrique Gomes, Carina Sobrinho e Graça Ochoa sobe a palco às 15h00 para as escolas, e às 21h30 para o público em geral. No sábado é às 21:30 e, no domingo, às 17h00.

- PUB -

Nos dias 30 e 31, haverá novas récitas, às 21h30 e às 17h00, respetivamente. Para o próximo mês haverá três representações para escolas: dia 1 às 11h00 e às 15h00 e no dia 02 às 11h00.

“O Auto da Índia”, que faz parte do Plano Nacional de Leitura, é uma sátira social que foi representada pela primeira vez em 1509, em Almada, perante Leonor de Lencastre (1458-1525), rainha de Portugal após o casamento, em 1481, com seu primo D. João II.

Neste texto Gil Vicente (1465-1536) utiliza a época dos Descobrimentos como pano de fundo para abordar algumas das consequências sociais da partida dos homens nas armadas reais, sobretudo o adultério.

- PUB -

Conta a história de uma mulher que trai o marido, com quem casara apenas por interesse, enquanto este andava pela Índia em busca de riqueza e lucro fáceis.

Gil Vicente construiu uma das primeiras dramaturgias da Península Ibérica, e foi também um dos primeiros a desenvolver intriga, ao contrário dos habituais monólogos da época.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -