25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara celebra Zeca Afonso

Câmara celebra Zeca Afonso

Os 90 anos do nascimento do cantautor e poeta vão ser assinalados com um conjunto de iniciativas, destacando-se a estreia no Fórum Luísa Todi de um espectáculo musical que percorrerá todo o País

 

- PUB -

 

A Câmara Municipal de Setúbal vai comemorar o 90.º aniversário do nascimento de José Afonso, entre 12 e 20 de Abril próximo, com uma exposição, a apresentação de um livro e de dois CD inéditos, um espectáculo musical, um workshop e animações de leitura. O programa de actividades está inserido nas comemorações dos 45 anos do 25 de Abril.

As actividades arrancam no dia 12, às 18h00, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, com a inauguração da mostra “Por Terras de Zeca”, que apresenta trabalhos do ilustrador Pedro Sousa Pereira, anunciou a autarquia, revelando que a mostra “pode ser visitada até 28 de Abril, à quinta, sexta e sábado das 10h00 à 01h00, e ao domingo, terça e quarta das 10h00 às 22h00”. Meia hora depois, terá lugar “a apresentação de ‘José Afonso ao vivo’, um conjunto composto por um livro de Adelino Gomes, um vinil e dois CD com concertos inéditos de Zeca Afonso, realizados a 4 de Maio de 1968, no Teatro Avenida, em Coimbra, e a 23 de Fevereiro de 1980, no Salão da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, Viana do Castelo”, adiantou a edilidade.

- PUB -

Ainda no mesmo dia 12, a partir das 21h30, será estreado no Fórum Municipal Luísa Todi “um espectáculo musical que percorrerá, ao longo do ano, todo o País”, com o intuito de “homenagear a obra” do cantautor e poeta. “As composições mais conhecidas de Zeca Afonso, como ‘Verdes são os campos’, ‘Que amor não me engana’, ‘Índios da Meia Praia’ e ‘Venham mais cinco’, surgem revestidas de novos arranjos, aliadas a temas originais e a composições menos conhecidas do público, como ‘Papuça’, ‘Lá no Xepangara’ e ‘Ali está o rio’, com arranjos e direcção musical de Davide Zaccaria”, desvenda a autarquia.

 

Cerca de hora e meia de concerto e workshop

- PUB -

 

O espectáculo tem a duração de 1 hora e 20 minutos e as interpretações dos temas, em dueto, em quarteto ou a solo, estarão a cargo de Zeca Medeiros, Filipa Pais, Maria Anadon e João Afonso, acompanhados por Davide Zaccaria, na guitarra acústica e no violoncelo, Armindo Neves, na guitarra eléctrica, Pedro Batalha, no baixo, e André Sousa Machado, na bateria. “Os bilhetes para o concerto de tributo a Zeca Afonso, com o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão, estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bol.pt”, lembra ainda a autarquia.

As comemorações do 90.º aniversário do nascimento de José Afonso prossegue no dia 13, às 15h00, na Casa da Cultura, com um workshop de ilustração conduzido por Pedro Sousa Pereira, no âmbito da exposição “Por Terras de Zeca”. A iniciativa com inscrições gratuitas “dá a conhecer a vida de José Afonso através da obra de Pedro Sousa Pereira e de uma nova forma de olhar para as letras de Zeca Afonso e dos valores que marcaram a história da Liberdade em Portugal”, reforça o município a concluir.

 

 

Animação de leitura para famílias

Para 20 de Abril está agendada uma animação de leitura, dirigida a famílias com crianças entre dos três e os 10 anos. A iniciativa do ciclo de animações “às Páginas Tantas… Quantas?”, inserida no programa da exposição “Por Terras de Zeca”, está agendada para as 15h30 na Casa da Cultura. A participação é gratuita mediante inscrição através dos contactos 265 236 168 e [email protected].

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -