26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPSD quer estender novos passes aos barcos para Tróia

PSD quer estender novos passes aos barcos para Tróia

Proposta é para que Câmara de Setúbal recomende ao Governo a integração da ligação fluvial no Sado que é porta de entrada na AML

 

- PUB -

 

O Vereador do PSD na Câmara de Setúbal, Nuno Carvalho, quer que o município proponha uma alteração ao funcionamento do Programa de Apoio à Redução Tarifária que permite a implementação dos passes sociais, para que os barcos que fazem a ligação a Tróia sejam incluídos.

O eleito promoveu o agendamento, para a próxima reunião de Câmara, na quarta-feira, de uma recomendação ao Governo que “solicita a possibilidade de incluir neste programa uma importante ligação fluvial que serve simultaneamente de porta de entrada na Área Metropolitana de Lisboa (AML), especificamente a ligação fluvial no Rio Sado que liga Setúbal a Tróia, concelho de Grândola”, refere o partido em nota enviada na sexta-feira.

- PUB -

A redução tarifária que hoje mesmo entra em vigor abrange apenas os concelhos que pertençam à mesma comunidade intermunicipal ou à AML, o que, para o autarca do PSD é “uma falha que exclui os passageiros que realizam a ligação fluvial entre Setúbal e Tróia”.

“Estes são sinais fortes de preocupação porque temos uma ligação ferroviária com menos três a seis vezes disponibilidade de transporte comparativamente às restantes estações e simultaneamente ligação fluvial de Setúbal a Tróia está excluída e não vai beneficiar de qualquer redução de tarifa”, lê-se na referida nota.

A proposta que Nuno Carvalho vai “colocar à apreciação e votação na reunião de câmara pretende eliminar estas desigualdades”, conclui o comunicado.

- PUB -

 

Travessia do Sado mantém fosso entre Setúbal e Tróia

 

Os preços dos bilhetes dos barcos entre Setúbal e Tróia, que os setubalenses criticam há anos pelos elevados custos, ganham agora contraste ainda mais acentuado, com a redução de preços dos transportes públicos na AML.

O passe normal de passageiro custa actualmente 79 euros por mês, tendo aumentado 97,5% em nove anos. Em 2010 o mesmo passe custava 40 euros e era já considerado caro. No ano seguinte aumentou 50%, para os 60 euros. As actualizações anuais têm sido galopantes, sempre bem acima da taxa de inflação. No último aumento, de 2018 para este ano, o preço do passe passou de 76,50 para os 79 euros.

A travessia foi concessionada à Atlantic Ferries – empresa do grupo Sonae Capital que detém também o empreendimento turístico em Troia, através da Troiaresort – em 2007, pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), e pelo prazo de 15 anos, e inclui o transporte fluvial de passageiros, através de catamarãs, e de veículos, ligeiros e pesados, com ferryboats.

O serviço público nesta travessia confunde-se com interesse privado do Troiaresort e há quem aponte estratégia para manter população afastada (ver opinião nesta página).

Um tema a que O SETUBALENSE voltará muito em breve. Aguardamos apenas as respostas às perguntas que enviámos à Atlantic Ferries e Troiaresort.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -