25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAPSS recupera Rampa do Varadouro “das Baleias”

APSS recupera Rampa do Varadouro “das Baleias”

Nos dias mais concorridos, a Infraestrutura de uso livre chega a servir 50 barcos. PS aplaude lançamento do concurso para obra de requalificação

 

- PUB -

 

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) vai fazer obras de recuperação da Rampa do Vazadouro “das Baleias”, uma infra-estrutura informal de lançamento de barcos ao rio que se localiza na freguesia do Sado, perto do Terrapleno de Santa Catarina, em Setúbal.

O concurso público para a empreitada de requalificação e melhoramento da rampa foi aprovado pela APSS, que já iniciou o procedimento, numa decisão aplaudida pelo PS de Setúbal e pelos deputados socialistas eleitos pelo distrito.

- PUB -

Os socialistas “saúdam e congratulam-se” com a medida, que dizem ser “o desejo” dos utilizadores da Rampa das Baleias.

“Trata-se de uma infraestrutura marítima pública de apoio às actividades náuticas e de recreio, que é utilizada diariamente por diversos pescadores para ali lançarem ao rio as suas embarcações, chegando mesmo a registar picos de 40 a 50 embarcações por dia”, refere uma nota da concelhia do PS enviada este fim-de-semana a O SETUBALENSE.

A rampa, criada há cerca de 30 anos por intervenção popular foi sempre uma estrutura improvisada mas, com o decurso do tempo, tem vindo a degradar-se e actualmente não oferece condições mínimas de segurança para as embarcações e pescadores que a utilizam.

- PUB -

Segundo o PS, “o projeto de Requalificação e Melhoramento desta infraestrutura marítima de apoio às atividades náuticas e de recreio contempla, essencialmente, uma intervenção a nível do saneamento do piso da rampa, com a colocação de uma nova laje de betão com 10 cm de espessura sobre o piso existente, bem como de elementos transversais antiderrapantes em resina, e ainda a colocação de enrocamento nas laterais para proteção da rampa face aos efeitos da ondulação marítima”.

A reabilitação da Rampa das Baleias tem sido uma luta da coordenadora dos deputados socialistas eleitos por Setúbal, Eurídice Pereira, e do vereador e líder local do PS, Paulo Lopes.

Os socialistas recordam que “a deputada, dirigentes e autarcas socialistas de Setúbal, nomeadamente da Assembleia de Freguesia do Sado, visitaram o local da Rampa das Baleias, no final de junho passado, aquando de uma ação de proximidade à população do Sado, tendo sido apresentado, pelos eleitos do PS, no Parlamento, um requerimento (nº 3020), à Ministra do Mar, datado de 17 de julho de 2018, onde se alertava para a importância e preferência pela rampa pública em questão. Na resposta recebida pelos deputados já era mencionada a disponibilidade do Governo, através da APPS, em executar trabalhos de melhoria, o que, agora, se prevê para breve dado estarem em curso os procedimentos administrativos e legais para execução dos trabalhos.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -