18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalExecutivo de S. Sebastião ouve propostas de alunos

Executivo de S. Sebastião ouve propostas de alunos

Turmas do primeiro ciclo das escolas EB Afonso Costa e da EB/JI da Bela Vista visitaram a Junta de Freguesia de S. Sebastião e falaram com os eleitos do executivo. Ficaram a saber como funciona este patamar do poder local e fizeram sugestões para algumas obras

 

- PUB -

Mais de uma centena de alunos do 3.º e 4.º anos do ensino básico estiveram na Junta de Freguesia de São Sebastião para conhecerem a organização neste patamar da administração local, o seu funcionamento e as competências desta autarquia do concelho de Setúbal.

As visitas dos alunos ao edifício sede da Junta de Freguesia decorreram entre Janeiro e Abril, tendo sido recebidos pelo executivo de S. Sebastião. Em prática esteve o projecto “Autarquias ao Vivo”, que “visa dar a conhecer aos mais jovens o real funcionamento desta estrutura do poder local e incentivá-los a serem cidadãos activos e conscientes”, diz o executivo da junta através de nota de imprensa.

O mesmo documento refere que os alunos mostram-se “bastante curiosos e inquisitivos”, tendo questionado o presidente da junta, Nuno Costa, sobre vários assuntos, entre eles quais as suas “motivações para ser autarca, as suas funções e o trabalho que o executivo efetivamente realiza.

- PUB -

 

“As pessoas têm o direito de saber”

 

- PUB -

“Tomar decisões e gerir prioridades, tendo em conta o orçamento, porque não há verbas para fazer tudo ao mesmo tempo, são as principais funções dos membros do executivo, explicou Nuno Costa, acrescentado que “também é seu dever dar a conhecer à população as razões dessas decisões, porque as pessoas têm o direito de saber”.

As duas últimas sessões foram preenchidas pelos alunos da turma n.º 37 do 3.º ano da EB/JI da Bela Vista, e da turma AC4A do 4.º ano da EB Afonso Costa. Ambas as turmas apresentaram as suas propostas durante uma simulação da Assembleia de Freguesia, onde os membros “debatem problemas e discutem soluções”, explicou o presidente Nuno Costa.

Entre as propostas aprovadas pelos alunos da EB da Bela Vista, figuraram sugestões com o a “colocação de relvado sintético no campo desportivo” desta escola e a “reposição de ecopontos e papeleiras junto ao mesmo estabelecimento de ensino, que se encontra actualmente em obras.

Quanto aos alunos da turma da EB Afonso Costa, apresentaram propostas para reforçar a iluminação pública e para criar mais espaços de convívio e parques infantis considerando que estes locais são “fundamentais para o desenvolvimento de comportamentos sociais adequados e de interajuda”.

Durante estas visitas foram feitas ainda demonstrações interativas de algumas máquinas e ferramentas utilizadas pelos funcionários do sector operativo, como a varredora mecânica, o grifo mecânico e a motorroçadora.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -