24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMoradores e autarquia lutam por um novo Bairro Afonso Costa

Moradores e autarquia lutam por um novo Bairro Afonso Costa

A Câmara Municipal e Junta de Freguesia de S. Sebastião apresentaram novo projecto para um parque infantil junto à escola básica e ouviram moradores indignados contra ruas sujas

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

 

Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião e Carlos Rabaçal, vereador da Câmara Municipal, reuniram com os moradores do Bairro Afonso Costa para apresentar o projecto de construção de um novo parque infantil. Um projecto criado com o objectivo de “fomentar o convívio entre os moradores e dotar o bairro de mais espaços de lazer para usufruto da população”, apresentou Nuno Costa.

Para a requalificação desta área está também prevista a instalação de um bebedouro, aparelhos de ginástica, parqueamento para bicicletas e o reforço da iluminação pública, com a substituição das antigas luminárias por tecnologia LED.

- PUB -

O vereador Carlos Rabaçal anunciou que a Câmara está a preparar um estudo de mobilidade e estacionamento para o bairro, realçando que “a circulação rodoviária e o estacionamento são muito maus” e que o bairro foi “mal feito de raiz”. Uma situação que autarquia está “empenhada em resolver”.

Segundo o vereador algumas soluções previstas no estudo de mobilidade podem passar por “mudanças de sentidos de trânsito e criação de sentidos únicos para criar mais faixas de estacionamento”.

O projeto de mobilidade deverá incluir também a “requalificação de pavimentos que se encontram em mau estado” e “a definição de melhores localizações para instalar os contentores de resíduos sólidos urbanos e ecopontos”.

O autarca acrescentou ainda que este é um estudo moroso e quando estiver concluído a autarquia voltará a reunir com os moradores para a discutir sugestões e definir prioridades.

É necessária também a requalificação das habitações camarárias, “que foram construídas sem qualidade” afirma o vereador. “No entanto, nessa área, seria necessário um investimento de 10 milhões de euros”.

Os moradores mostraram-se indignados com os dejectos caninos e ruas “demasiado sujas”, e o vereador Carlos Rabaçal partilhou a indignação, garantiu que a fiscalização municipal vai aumentar e recordou que “cabe a cada um de nós educar familiares e vizinhos para o civismo”.

Neste âmbito o vereador destacou as várias campanhas de sensibilização feitas pela Câmara, assim como a instalação de sanitários públicos para cães, “que não funcionaram porque as pessoas deixavam os dejectos no espaço, assim como os sacos de plástico para dejectos, colocados em pontos estratégicos, mas que desapareciam sempre”.

 

 

Nova associação promete mais cultura e requalificação

 

Durante a reunião foi apresentada a nova Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa (AMBAC). O grupo de moradores iniciou actividade em 2016. Entretanto a sua intenção em participar na requalificação do bairro, levou à constituição da AMBAC, a 14 de Junho de 2018. Hoje, a associação tem como objectivos não só a participação nas intervenções necessárias ao bairro, mas também a promoção de actividades socioculturais como o evento “Afonso Costa em Festa”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -