25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDia Mundial da Criança celebrado entre parques, teatro e jogos desafiantes

Dia Mundial da Criança celebrado entre parques, teatro e jogos desafiantes

A península celebra o Dia Mundial de Criança com um programa alargado de actividades que vai além do mês de Junho. Momentos para recordar o direito das crianças a viveram a infância em plenitude

 

- PUB -

 

 

No ano em que se celebram 30 anos sobre a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989, o Dia Mundial da Criança é celebrado em Setúbal com um conjunto de actividades que recordam a magia de ser criança através do teatro, artes circenses, dança e muitos momentos dedicados ao livro.

- PUB -

O projecto “Rua de Brincar” chega assim aos parques e jardins da cidade, entre Junho e Julho, dedicado a crianças dos três aos cinco anos. Um projecto do Teatro do Elefante e da Câmara Municipal de Setúbal, organizado com a finalidade de promover as artes de rua, através de intervenções artísticas, que exploram a narração de contos, o circo, a expressão corporal e musical e a leitura de textos.

No dia 1 de Junho, o projecto entra em movimento com a inauguração do seu programa especial, no Jardim da Bacalhôa, em Vila Nogueira de Azeitão, a partir das 16h00.

No dia 8 de Junho, “Rua de Brincar” chega ao espaço junto à EB1 do Viso, no Bairro dos Pescadores, também a partir das 16h00. E no dia 10, “Rua de Brincar” está presente no Jardim do Monte Belo, entre as 16h00 e as 19h00. A 24 de Junho, “Rua de Brincar” chega ao Parque Verde da Bela Vista, das 10h00 às 13h00.

- PUB -

O programa de actividades segue também ao longo do mês de Julho, igualmente em diversos parques e jardins da cidade.

No dia 7, o circo, a dança, o teatro e a literatura do Teatro do Elefante estão no Parque da Algodeia, entre as 16h00 e as 19h00. E no dia 8, no Parque Verde da Bela Vista, das 10h00 às 13h00.

As últimas actividades da edição estão previstas para os dias 13, no Jardim de Vanicelos e 27, no Bonfim, entre as 16h00 e as 19h00.

 

Jogar e aprender no Alegro

 

Para além dos parques e jardins, os jogos também chegam ao Centro Comercial Alegro Setúbal, com o programa “Miúdos Alegro” dedicado a esta temática ao longo do mês de Junho.

São quatro fins-de-semana com actividades que aliam a brincadeira à estratégia e ao exercício físico. Sushi GO, Fantasma Blitz ou Noite de Magos são alguns dos jogos em demonstração.

Os desafios começam nos dias 1 e 2 de Junho, entre as 10h00 e as 19h00, com demonstrações de jogos de tabuleiro Devir, onde também os adultos podem participar ao lado das crianças.

A 9 de Junho tem lugar o icónico Jogo da Glória Humano, com um percurso cheio de desafios, avanços e recuos até à última casa.

A programação Miúdos Alegro prossegue no dia 16, com uma aula de Zumba, onde todos podem dançar ao ritmo de músicas latinas.

Na véspera de São João, a 23 de Junho, decorrem demonstrações de jogos tradicionais, para que os mais novos possam conhecer as tradições populares. O jogo das latas, o jogo das cordas ou o jogo do lenço são algumas das propostas para esta tarde de diversão.

No último Domingo do mês, 30 de Junho, os “Miúdos Alegro” vão praticar a lógica e a estratégia a jogar Xadrez. Uma oportunidade para aprenderem a dominar as regras deste jogo desafiante.

Os jogos dos dias 9, 16, 23 e 30 de Junho estão marcados para as 15h00 e decorrem na praça Bombordo/Estibordo, no piso 0.

 

Península com música e teatro

 

De Almada à Moita, as actividades planeadas para o Dia mundial da Criança prometem trazer muitas emoções a palco e despertar o público para o movimento livre da dança e intensidade da música.

O Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, abre as portas aos mais novos no dia 1 de Junho, com entrada livre para crianças e para quem as queira acompanhar a assistir a cinco espectáculos.

Pelas 11h00 e pelas 16h00, a Sala Experimental recebe a D. Raposa e outros animais, das antigas Fábulas de La Fontaine, com encenação de Teresa Gafeira.

E a Orquestra Geração, que se destaca na União Europeia entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, sobe ao palco da Sala Principal, do Teatro Municipal Joaquim Benite a partir das 18h00, com três sessões também de entrada livre.

No Seixal, a Quinta da Marialva, em Corroios, recebe o Nick Fest da Nickelodeon, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho.

Uma festa dedicada aos mais novos que promete muita animação com casting Repórter Nickelodeon, piscina de slime, minigolf, jogos tradicionais, oficina de artes, cabine de fotos, e insufláveis para todos os gostos. Ao longo do dia não faltarão também as brincadeiras dos heróis Nickelodeon, SpongeBob e o seu companheiro Patrick, da dupla canina Marshall e Chase, da Patrulha Pata, e ainda as tartarugas mais famosas do planeta, com os ninjas Miguel Ângelo, o Leonardo, o Donatelo e Rafael.

No palco do Nick Fest actuam também reconhecidos talentos nacionais, com Fernando Daniel, Átoa, Paulo Sousa e D.A.M.A a prometerem levar a plateia ao rubro.

No concelho da Moita, o projecto municipal “De Pequenino”, é recebido no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na localidade da Baixa da Banheira, a 8 de Junho, entre as 16h00 e as 17h15.

“De Pequenino” traz a palco o espectáculo de dança e música “Mi~Mar”, pela DançArte e Área da Música. Um momento mágico de busca por mimos e surpresas de seres luminosos, dedicado a bebés dos 0 aos 36 meses.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -