26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEleições Europeias - PS ganha em todos os concelhos do distrito

Eleições Europeias – PS ganha em todos os concelhos do distrito

Os socialistas limparam tudo de uma ponta a outra, vencendo nos 13 concelhos da região. BE e PAN com subidas vertiginosas. MPT desapareceu

PS 34,75%, CDU 16,91%, BE 11,83%, PSD 10,40%, PAN 6,65%, CDS 3,79%

 

- PUB -

VEJA AQUI RESULTADOS FINAIS NO DISTRITO E EM CADA UM DOS 13 CONCELHOS

É preciso recuar até às Eleições Europeias de 2004 para encontrar resultado idêntico dos socialistas no distrito como o de ontem com um triunfo em todos os concelhos da região. A vitória em termos globais (33,46%) do PS também teve reflexo no distrito sadino, onde o triunfo até foi ligeiramente superior (34,70%) ao resultado global.

O PS tinha registado 28,78 pontos percentuais em 2014 e conquistado então a vitória em sete dos 13 concelhos, com um total de 74.212 votos, menos 645 do que os alcançados pela CDU. Agora terá mesmo ultrapassado esta marca.

A CDU, com apenas 16,85%, caiu com estrondo, passou para segunda força política na região, perdendo mais de 12 pontos percentuais comparativamente com as eleições de há cinco anos, o equivalente a uma perda à volta de metade dos votos conquistados. Ao mesmo tempo perdeu os seis concelhos em que havia vencido (Alcochete, Barreiro e Moita a juntar aos três do litoral alentejano, Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém).

- PUB -

Os comunistas foram como que “canibalizados”, sobretudo à esquerda, com um crescimento vertiginoso do Bloco de Esquerda (BE) que quase duplicou a votação, galgando de quinta para terceira força na região. Ainda melhor fez o PAN ao passar de 2,24% para os agora 6,67, quase que triplicando o resultado registado nas Europeias anteriores.

Agora a solo, o PSD, que em 2014 havia concorrido coligado com o CDS, baixou para quarto partido mais votado no distrito. Ainda assim, se se somar o resultado dos social-democratas ao do CDS verifica-se que o total não sofreu alteração significativa.

Nota ainda para o facto de o MPT, que havia conquistado 6,24% em 2014 que lhe valera a quarta melhor votação na região, ter agora “desaparecido” do mapa.

- PUB -

A abstenção voltou a ser elevada no distrito – com 64,93% –, desta feita com Sines a trocar com Montijo no que concerne ao concelho da região a registar maior valor neste particular (71,47%).

Estes resultados foram considerados até às 23h30, quando ainda faltavam apurar 9 freguesias no distrito. MRS


 

No plano nacional

Vitória do PS com subida do BE e surpresa do PAN

PSD e CDS-PP são derrotados, assim como a CDU, que cai muito

O PS é claramente o vencedor das eleições europeias no que diz respeito ao total nacional, tendo subido um pouco a votação comparativamente a 2014 e, sobretudo, aumentado muito a diferença para o PSD.

O conforto da vitória socialista sobrevive mesmo quando se somam os resultados de PSD e CDS-PP, que concorreram separadamente este ano, e ficaram acima do que conseguiram há 5 anos. Em 2014, a coligação PSD/CDS-PP obteve 27,6% e o PS 31,4%. A vitória do “poucochinho” conseguiu uma vantagem de 3,8%. A margem este ano aumenta para mais de cinco pontos percentuais.

No plano nacional, a CDU cai bastante, quase para metade do resultado de 2014. De 12,6% dos votos, a coligação passou a 6,7%, perdendo um ou até dois dos seus três eurodeputados.

A maior surpresa da noite foi a subida do PAN, que elegeu pela primeira vez um deputado ao Parlamento Europeu. A subida chegou a ser apontada, pelas projecções, como ainda maior, dando o PAN à frente do CDS-PP, mas tal acabou por não confirmar-se.

Entre os mais pequenos, o estreante Aliança, de Pedro Santana Lopes, ficou longe de eleger Paulo Sande, o Livre continuou arredado da Europa e o MPT passou de dois eurodeputados a não ter qualquer eleito no Parlamento Europeu.

À hora de fecho desta edição (23:30) ainda não estavam distribuídos os 21 eurodeputados eleitos por Portugal. A distribuição ficará dentro destes imites: PS (6 a 9), PSD  (4 a 7), BE (1 a 3), CDU (1 a 2), CDS-PP (1 a 2), PAN (1 a 2). FAR

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -