26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAMRS debate Educação e transferência de competências

AMRS debate Educação e transferência de competências

Rui Garcia, presidente da associação, não poupou críticas à forma como o Governo tem conduzido o processo e deixou um apelo: ‘Ainda é tempo de mudar e melhorar’

 

- PUB -

 

Aprofundar o debate em torno da descentralização administrativa, da regionalização e do processo de transferência de competências relativas à Educação, reunindo a comunidade educativa e as instituições regionais, foi o objectivo do seminário promovido, no passado dia 31, pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS). “Educação – Autonomia? Transferência de Encargos ou Descentralização” serviu de mote à realização da iniciativa realizada no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Logo a abrir o evento, Rui Garcia, presidente da AMRS que, recorde-se, preside também à Câmara Municipal da Moita, lembrou que a Educação é um direito constitucional, vincando a importância da universalidade do referido direito para impedir a segmentação da Escola Pública e a acentuação de assimetrias regionais.

- PUB -

A transferência de competências e a forma como estas têm decorrido mereceram críticas do autarca. Rui Garcia sublinhou que o processo tem sido feito sem o necessário envolvimento da comunidade educativa e do poder local democrático, considerando que se está perante uma reorganização do Estado, porém, sem que se concretize o quadro de implementação das tão necessárias regiões administrativas.

Mais: o responsável salientou também que os mapas orçamentais e as prioridades de investimento no parque escolar, enviadas pelo Governo para os municípios, evidenciaram as insuficiências de meios, o subfinanciamento da escola pública e o desinvestimento central. Por isso mesmo, Rui Garcia lançou um apelo que foi corroborado por todos os oradores e intervenientes no debate: “Ainda é tempo de mudar e melhorar”, apelou.

 

- PUB -

Problemas identificados

 

Em nota de Imprensa, a AMRS recorda que “foram muitas as câmaras que se pronunciaram desfavoravelmente sobre os mapas orçamentais e prioridades de investimento, assim como as que rejeitaram a aplicação do diploma para os anos de 2019 e 2020”.

A associação aponta a “identificação de vários problemas” ao longo do processo, como “a ausência de estudos, a confusão de competências entre o Ministério da Educação, câmaras municipais, escolas, juntas de freguesia, áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais”, além do “subfinanciamento e desinvestimento na escola pública”, da “falta de trabalhadores não docentes”, da “degradação das condições físicas e materiais” dos estabelecimentos de ensino, a juntar à “indefinição do regime jurídico para a transferência e ao impacto nas estruturas municipais”. De resto, estes problemas foram a principal tónica durante a discussão realizada no seminário.

A AMRS lembra ainda que os municípios associados (Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal) “têm um amplo processo de apreciação da Lei-Quadro 50/2018 bem como do Decreto-lei 21/2019, que estabelecem o quadro legal de transferências para os municípios e entidades intermunicipais na área da Educação”. Recorde-se que entre estes, o município do Montijo foi aquele que, desde a primeira hora, aceitou a totalidade das competências a transferir pelo Governo.

“A valorização e garantia da universalidade do direito à Educação assumem uma enorme importância, os impactos do processo de transferência neste direito reclamam o envolvimento de todos no debate que urge fazer”, frisa a AMRS, acrescentando que assumiu o compromisso de continuar a promover este espaço de debate “com as entidades regionais e da comunidade educativa”, de forma a sensibilizar o Governo para a revisão da legislação.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -