18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFeira de Sant’Iago será grande palco da gastronomia setubalense

Feira de Sant’Iago será grande palco da gastronomia setubalense

Cartaz, ao nível dos melhores festivais, apresenta David Fonseca, Gabriel O Pensador, Virgul, Anselmo Ralph, Orelha Negra, Diabo na Cruz, Calema, DJ Pedro Monchique, Sérgio Godinho, entre outros, sem esquecer vários artistas locais

- PUB -

 

 

 

- PUB -

 

A Feira de Sant’Iago regressa no dia 20 de Julho e até dia 4 de Agosto promete não deixar setubalenses e turistas indiferentes, “numa edição marcada pelo tema da Gastronomia, que elogia o que temos de melhor na região. Entre muitas coisas, o peixe”, defende Manuel Pisco, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Foi com o mote da Gastronomia que a Feira de Sant’Iago 2019, foi apresentada no evento Sunset Flavour Party, tendo como cenário o Parque Urbano de Albarquel e a vista sobre o Sado. “Um tema aparentemente banal que tem mais importância daquela que tem sido dada até hoje”, explica Manuel Pisco. “Não somos terra de interior e por isso não temos grandes agriculturas. Mas temos o rio e o mar. Isso liga-nos à gastronomia com o que de melhor temos na região, o peixe. Uma bandeira não só gastronómica, como turística e cultural”, conclui.

- PUB -

No reconhecimento do bom peixe de Setúbal, o evento de apresentação da Feira de Sant’Iago foi também o momento da entronização do concelho como membro da Confraria do Peixe: a “Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo”.

Para Manuel Pisco os setubalenses já sabiam que tinham o melhor peixe do mundo, “faltava a vaidade para reconhecer isso”. No parecer do vice-presidente da Câmara, o reconhecimento por parte da Confraria do Peixe vem incentivar um trabalho que já estava a ser realizado, “em prol da preservação, sustentabilidade da pesca e consumo, para que as gerações vindouras continuem a conhecer o peixe da costa portuguesa”. Desafios que se traduzem no compromisso de honra assumido agora por Setúbal, enquanto membro da Confraria do Peixe.

O momento da entronização foi presidido por António Cristóvão, grão-mestre da Confraria do Peixe, que destacou também o objectivo da associação na “sustentabilidade e a biodiversidade do peixe que hoje comemos, para amanhã continuarmos a ter o melhor peixe do mundo”.

A confraria marcará presença na Feira de Sant’iago, o palco por excelência onde dará continuidade à sua homenagem ao peixe de Setúbal.

 

A Feira entre as feiras do país

 

Em 2019 a Feira de Sant’Iago promete um cartaz ao nível de muitos festivais de música que decorrem de norte a sul do país, durante o Verão.

David Fonseca, Gabriel O Pensador, Virgul, Anselmo Ralph, Orelha Negra, Diabo na Cruz, Calema, DJ Pedro Monchique, Sérgio Godinho, o projecto “Um Corpo Estranho”, Ana Malhoa, Toy João da Ilha, o fado de Deolinda de Jesus e Raquel Tavares, Ciganos D’Ouro e o imperdível e mordaz humor de Nilton. O cartaz da Feira de Sant’Iago 2019 é “totalmente eclético”, com “uma boa aposta nacional e internacional”, segundo apresenta Ana José Carvalho, diretora da Feira de Sant’Iago.

O certame foi mesmo destacado como “principal stand do sul do país”, por Ana José Carvalho. Sendo já considerado, a par da Feira de São Mateus, como evento de topo das feiras realizadas em todo o país.

Para a apresentadora Maya, também presente na Sunset Flavour Party, Sant’Iago chega ainda mais longe, com um cartaz que está “ao nível do Festival das Marés e de O Sol da Caparica”, sendo essa “uma aposta de futuro, a vertente ‘Festival de Verão’”.

Nos destaques deste ano a Feira de Sant’Iago inclui também uma área institucional com a exposição do município alusiva à temática da Gastronomia e a exposição das freguesias, também alusiva à temática central, a par de uma zona especial com apresentações diárias de showcooking, acompanhadas de provas de vinhos. Um ponto de apresentação para a “diversidade gastronómica de Setúbal bem como para a multiculturalidade que a caracteriza”, revela Ana José Carvalho.

Já no Pátio dos Sabores, anteriormente a Praça do Mundo, a presença de restaurantes bem conhecidos de Setúbal será destacada, a par de espectáculos de música popular.

As novidades deste ano integram também “uma maior aposta no tecido empresarial da região, sendo utilizada pela primeira vez o Pavilhão Desportivo das Manteigadas” onde estarão representados parte dos 40 sectores que marcam presença em Sant’Iago. Também a exposição automóvel será valorizada com zonas privilegiadas e apresentações especiais na entrada principal da feira.

No pavilhão empresarial e institucional os visitantes poderão ainda usufruir de um espaço dedicado à tecnologia, com exposições, demonstrações e zonas de gaming e drones. “Esta será a E-Tech Feria de Sant’Iago 2019”.

Quanto às diversões para toda a família, o regresso da roda gigante está confirmado, assim como o super slide, a quinta pedagógica, a zona de adopção de animais, o picadeiro e a pista de BMX.

A Feira do Livro também faz parte do leque de actividades para todos os públicos, integrada no espaço “Área dos Sentidos”, com apresentações de livros e sessões especiais de autógrafos. Na mesma área estará presente o movimento associativa com apresentações culturais e desportivas.

 

Fotografia Alex Gaspar

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -