26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFirmina Cândida Fernandes morre aos 99 anos

Firmina Cândida Fernandes morre aos 99 anos

Firmina Cândida Fernandes morreu em Setúbal na passada terça-feira, vitima de doença prolongada

 

- PUB -

Morreu Firmina Cândida Fernandes, de 99 anos, poetisa e uma figura conhecida da cidade de Setúbal. O funeral realiza-se hoje, pelas 12h00, com saída da Capela de Na. Sra. do Carmos, pelas 11h30

Descendente de uma família proprietária de uma estância de madeira que funcionava na Avenida 5 de Outubro, em Setúbal, Firmina Cândida Fernandes sempre viveu com bastantes posses. Apesar de ter nascido no Lavradio, a 26 de Outubro de 1920, foi em Setúbal, de onde seu pai, Leonel José Fernandes, era natural, que viveu parte da sua infância.

A sua mãe Gertrudes Cândida Marques, natural do Lavradio descendia de uma família de talhantes e gente ligada ao comércio de carnes. Por isto, os pais de Firmina Fernandes conheceram tempos de desafogo financeiro que lhes permitiu proporcionado aos seus seis filhos – três rapazes e três raparigas –, uma infância e juventude sem sobressaltos.

- PUB -

Aliás, já do seu avô, António Francisco Fernandes, contava ser “um homem bom que gostava de ajudar o próximo”, tendo ajudado “várias colectividades como a Capricho Setubalense e os Bombeiros Voluntários.

Firmina Fernandes, tal como os seus irmãos, não brincava na rua. As brincadeiras dos meninos e meninas eram feitas em casa, uns com os outros. “Tínhamos uma casa enorme e era nela que realizávamos as nossas brincadeiras”, recordava Firmina há alguns anos atrás. Era um tempo em que as raparigas pouco frequentavam a escola e, como Firmina repartia a sua infância entre o Lavradio e Setúbal, acabou por ter aulas em casa ministradas por uma professora particular. Naquela época as raparigas não tiravam mais do que a 4ª classe, em contrapartida Firmina aprendeu as tarefas domésticas tais como a pintura, os bordados e a cozinha

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -