20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSemana do Mar chega às marés de Setúbal esta quinta-feira

Semana do Mar chega às marés de Setúbal esta quinta-feira

Evento celebra a crescente relação da cidade com o rio e promove actividades relacionadas com a economia azul

 

- PUB -

A frente ribeirinha recebe a Semana do Mar Setúbal 2019, de 19 a 29 de Setembro. O programa inclui visitas a navios emblemáticos, conferências, passeios em embarcações tradicionais e baptismos de mar. Em destaque estarão o veleiro Fryderyk Chopin, a caravela Vera Cruz, o galeão Andalucia e o navio Pogoria.

Este ano entre as novidades o destaque vai para a ausência do Navio Escola Sagres, devido a reparações. Contudo setubalenses, turistas e visitantes em geral podem contar com visitas a outros veleiros emblemáticos no Cais 2 do Porto de Setúbal.

No dia 26, realizam-se entre as 20h30 e as 23h00, as vistas ao Fryderyk Chopin e à caravela Vera Cruz. E no dia seguinte Fryderyk Chopin, Andalucia e Vera Cruz estendem as visitas das 10h00 às 23h00. A 28 de Setembro no mesmo horário junta-se a estas embarcações o navio Pogoria.

- PUB -

Ao longo dos referidos dias a iniciativa “Veleiros ao Luar: Street Food & Music” acompanha a estadia das embarcações, das 17h00 às 24h00, com música e sabores do mundo.

A presença do Vaivém Oceanário representa outras das novidades deste ano. O projecto de educação ambiental do Oceanário de Lisboa está aberto para visitas entre os dias 23 e 28, das 10h00 às 18h00, e a 29, apenas da parte da manhã.

 

- PUB -

Protecção ambiental do rio e do mar

 

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Aporvela e da Marinha Portuguesa, a Semana do Mar inclui ainda duas conferências.

A primeira aborda o tema lixo marinho e microplásticos e inclui um conjunto de actividades divididas como o workshop de investigação “Microplásticos”, agendado para dia 20, pelas 09h00, e uma ação de monitorização e limpeza na praia de Albarquel, agendada para dia 21, entre as 09h00 e as 13h00, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias. E no dia 26, realiza-se uma conferência com enfoque nas comemorações do quinto centenário da primeira circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

 

Passeios e baptismos

 

Durante a Semana do Mar os passeios gratuitos a bordo de embarcações tradicionais, são outro destaque do programa, com saídas marcadas nos dias 26, 27 e 28, pelas 11h00 e 15h00.

Os batismos de mar estão também disponíveis a bordo de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, nos dias 27 e 28, das 10h00 às 18h00. As inscrições podem ser concretizadas no stand da APSS instalado no cais 2.

Há ainda, nos dias 27 e 28, das 10h00 às 18h00, e a 29, das 10h00 às 13h00, piscinas de batismos de mergulho e torres de escalada, dinamizados pela Aporvela e pela Marinha. E no dia 28 é possível participar em experiências náuticas e baptismos de mar, gratuitos, entre as 10h00 e as 16h00.

As atividades desportivas também estão em destaque com a realização da Travessia do Sado a Nado, entre o Parque Urbano de Albarquel e a Marina de Troia, no dia 21, a partir das 14h00. No mesmo dia, pelas 15h30, realiza-se a regata “Formula Windsurfing”, a contar para o Campeonato Regional Windsurf Formula Foil.

Já a Regata Cruzeiro Lisboa-Setúbal realiza-se nos dias 27, 28 e 29, com a largada de Lisboa em direcção a Setúbal marcada para 27, pelas 09h00.

 

Presença do Vaivém Oceanário representa outras das novidades deste ano

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -