25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSemana do Mar reforça relação com o Sado e levanta questões ambientais

Semana do Mar reforça relação com o Sado e levanta questões ambientais

Dar mais relevo ao Sado como factor económico e lazer está na perspectiva da Semana do Mar que, na sua sexta edição, reforça as questões ambientais e mais uma vez haverá Veleiros ao Luar

 

- PUB -

Até 29 de Setembro está a decorrer a 6.ª edição da Semana do Mar, uma iniciativa marcante em Setúbal que junta em parceria a Câmara a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Aporvela e a Marinha Portuguesa. Na sessão de abertura, ontem na Casa da Baía, o vereador Pedro Pina, responsável pelo departamento da Cultura, destacava a importância das parcerias para desenvolver eventos que elavam a cidade.

Em especial, o vereador apontou a administração portuária por, em conjunto com o município, “partilhar da visão sobre o que pode ser a convivência das funções económicas que habitam as margens ribeirinhas com as necessidades dos que procuram o rio para o lazer e outras actividades”.

Com a cidade a depender em muito do Sado, quer por factor de lazer quer por actividade profissional, Pedro Pina, na sua intervenção, quase deu resposta à polémica que tem rodeado as obras de alargamento do canal de navegação ao Porto de Setúbal, nomeadamente as polémicas dragagens. Dizia o vereador que no passado, “era difícil compatibilizar usos industriais e portuários com a preservação ambiental. Hoje, com a evolução do saber e da tecnologia, temos a certeza de que é possível, e sem aceitar previsões catastróficas sem qualquer sustentação científica, conjugar o respeito pelo nosso rio com a sua utilização portuária já milenar”.

- PUB -

Mas também garantiu que o poder político autárquico está pronto para intervir para a “vigilância necessária para que este rio que aqui se faz mar seja respeitado. Em poucas palavras, Pedro Pina define: “queremos mais cidade e mais rio”.

É toda esta relação que a Semana do Mar quer reforçar nos setubalenses e revelar aos visitantes. “O intuito é dar a conhecer as acções relacionadas com a Economia Azul, nomeadamente o turismo e as actividades portuárias, que tanto contribuem para o desenvolvimento sustentado da região de Setúbal e do país”.

Um conceito reconhecido pelo vogal do conselho de administração da APSS, Ricardo Medeiros, que sublinhou os protolocos de gestão partilhada com a Câmara de Setúbal, nos últimos anos. São “passos determinantes com vista ao desenvolvimento do concelho e das actividades portuárias”, considera

- PUB -

A Semana do Mar é, segundo Ricardo Medeiros, outra acção importante que tem contribuído para o aprofundamento da relação entre as duas entidades, mas também para estabelecer outras parcerias, como por exemplo, com a Aporvela, que, desde a primeira edição é coorganizadora do evento.

“Começámos como um pequeno evento e continuamos a caminhar a passos largos para novas edições. Isto significa que estamos no rumo certo”, afirmou o gestor de operações da Aporvela, Filipe Costa.
Na edição deste ano mais uma vez vão estar disponíveis visitas escolares e públicas aos navios Fryderik Chopin, Galeão Andaluzia, Caravela Vera Cruz e Pogoria. Decorrem ainda conferências sobre temáticas ligadas com o ambiente, mais concretamente com a vida dos mares e rios.

Ontem, na Casa da Baía, começou a 2.ª Conferência Portuguesa sobre o Lixo Marinho que inclui vários painéis e termina no sábado. O grande tema em debate são os microplásticos, um problema que preocupa todo o mundo civilizado.

Outra conferência está marcada para dia 26, e tem por tema “De Setúbal para o Mundo”, evento com inscrições em curso e que decorre a partir das 09h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Nesta Semana do Mar haverá também lugar para visitas guiadas ao Convento de S. Paulo, para a simulação de um leilão à voz na Docapesca, batismos de mar, batismos de mergulho, passeios no Sado em embarcações tradicionais e regatas.

 

Unir esforços contra marés de plástico

 

A Semana do Mar começou com a 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos, organizada pela APLM, em parceria com a Associação Baía de Setúbal, principal patrocinador da conferência, e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

No primeiro painel do encontro, a reflexão incidiu sobre “Soluções Políticas e Sensibilização”, com a directora do Departamento de Resíduos da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Ana Cristina Carrola, a salientar a importância das medidas legislativas nacionais e comunitárias, tomadas nos últimos anos, para a redução de plástico no ambiente.

A responsável sublinhou que a Estratégia Europeia para os Plásticos na Economia Circular contempla medidas como a Directiva Plásticos de Uso Único, que define “até 2030, assegurar que todas as embalagens de plástico colocadas no mercado sejam reutilizáveis ou facilmente recicláveis”.

A nível nacional, foi criado um grupo de trabalho que, no final de 2018, apresentou um conjunto de propostas para a redução do uso dos plásticos, como a criação de incentivos no âmbito do apoio à inovação, a realização de campanhas de sensibilização e a manutenção da contribuição paga ao Estado sobre os sacos de plástico leves.

Para Ana Cristina Carrola, um dos grandes desafios consiste em “manter alinhadas as estratégias nacional e comunitária” para que possam conduzir a uma efetiva mudança de comportamentos e hábitos de consumo para tornar ambientalmente sustentável o uso do plástico.

Já a directora de serviços estratégicos da Direcção-Geral de Política do Mar, Conceição Santos, destacou a Agenda 2030, constituída por 17 objectivos de desenvolvimento sustentável a nível internacional, que contempla um objetivo direcionado especificamente para a Vida na Água, com o qual Portugal também se compromete.

“Uma das principais metas consiste em prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha, tendo em conta que, 80 por cento do lixo marinho tem origem em actividades em terra e que 60 a 80 por cento são resíduos de plástico.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -