28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetubalenses pedalam por mobilidade mais sustentável

Setubalenses pedalam por mobilidade mais sustentável [FOTOS]

Avenida Luísa Todi foi ocupada por 40 automóveis, 40 bicicletas e um autocarro com 40 passageiros ao lado para mostrar como o espaço público da cidade fica melhor com menos carros

 

- PUB -

Dezenas de pessoas aderiram domingo, 22, às comemorações do Dia Europeu Sem Carros, no final da Semana Europeia de Mobilidade, em Setúbal, numa série de actividades para defender uma mobilidade mais sustentável na cidade, feita a pé, de bicicleta e em transportes públicos.

O Dia Europeu Sem Carros, assinalado domingo, foi o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade com a actividade “40-40-40”, que consistiu em comparar o espaço ocupado por 40 automóveis, 40 bicicletas e um autocarro com 40 passageiros, tudo registado por um drone com filmagens e fotografias, em frente à Praça do Bocage.

“O espaço ocupado pelos carros é excessivo e Setúbal é uma das cidades onde o estacionamento abusivo e o espaço que os carros ocupam são notórios. Temos de mudar mentalidades e fazer com que as pessoas andem mais de modos suaves, quer a pé – porque a cidade tem condições excepcionais -, quer de bicicleta”, disse a O SETUBALENSE o chefe da Divisão de Mobilidade e Transportes da autarquia.

- PUB -

“Um carro ocupa cerca de dez metros quadrados. É no espaço público que se dá a vivência das pessoas e a socialização. Quanto mais espaço público libertarmos, mais qualidade de vida terá a cidade”, reforçou José Madeira. Outro dos objectivos foi destacar os benefícios da utilização da bicicleta para a saúde, ambiente e paisagem urbana.

Comemorações do Dia Europeu sem Carros foram organizadas pela autarquia. (Fotografia: CMS)

“Quando é devolvido espaço público às pessoas, o balanço é sempre positivo. Esperamos que este tipo de iniciativas mudem o paradigma da mobilidade em Setúbal”, afirmou, por sua vez, António Carvalho, coordenador da secção local da MUBI – Setúbal de Bicicleta, que ajudou a autarquia a organizar as actividades da Semana Europeia da Mobilidade.

No passeio de bicicleta “Estafeta AML”, que partiu da estação de comboios de Palmela às 09h30, a adesão foi fraca, mas compensada mais tarde pela participação de cerca de 40 crianças e jovens da Escola Básica Barbosa du Bocage, que pedalaram até à Baixa na companhia de professoras e escolta policial da PSP, também em bicicleta.

- PUB -
Dezenas de crianças e jovens participaram num passeio de bicicleta. (Fotografia: CMS)

O passeio terminou na Avenida José Mourinho, onde estiveram instalados uma mostra de carros e bicicletas eléctricas e um circuito para crianças de várias idades andarem de bicicleta na estrada, cortada ao trânsito. No mesmo local decorram também várias acções de formação e condução de bicicleta, para utilizadores de várias idades.

O programa da Semana da Mobilidade em Setúbal, organizado pela autarquia com diversos apoios e parcerias, incluiu ainda actividades como a Bike to Work (em que os colaboradores da autarquia e a população em geral foram incentivados a ir de bicicleta para o trabalho) e a caminhada “Temos Pedalada”, no centro histórico.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -