29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDia do Peixe envolve restauração local na protecção dos oceanos

Dia do Peixe envolve restauração local na protecção dos oceanos

Ementa especial adoptada por 12 restaurantes incluiu peixe de Setúbal para recordar a importância de proteger espécies, rio e mar

 

- PUB -

Setúbal foi a cidade de eleição para a realização do primeiro Fish Day [na tradução livre Dia do Peixe] em Portugal. Uma iniciativa organizada pela ANP – Associação Natureza Portugal, representante nacional da WWF – World Wildlife Fund, que assenta no objectivo chave “Peixe e Marisco Sustentável para a Natureza e para as Pessoas”.

Realizado também com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o Dia do Peixe contou com o envolvimento de vários restaurantes da cidade, entre os quais A Casa do Peixe, Casa do Mar, Martróia, Novo 10, O Miguel, Rebarca, Restaurante Miami, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Tasca da Fatinha, Tasca Xico da Cana e Tasca Kefish.

Os espaços bem conhecidos por setubalenses e visitantes, que procuram as iguarias da gastronomia da região adoptaram a “Ementa Fish Day”, especialmente concebida para este dia tendo por base “a utilização de produtos locais de forma sustentada”, segundo avança Ângela Morgado, CEO da WWF – Associação Natureza Portugal.

- PUB -

“Uma forma de consciencializar a população para o consumo responsável de peixe, tendo m conta espécies locais e origem certificada. Um meio para proteger espécies em riscos e garantir também a sustentabilidade e protecção dos oceanos”.

No decorrer da iniciática, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, reiterou “o grande de responsabilidade” com que a cidade recebeu a iniciativa, esta sexta-feira.

Para a autarca, estão criadas as melhores condições para que seja possível “continuar a cooperar e a valorizar Setúbal como terra de peixe e de pesca que é, sempre com a preocupação de garantir a sustentabilidade”, numa actividade profissional como a pesca, “que ocupa importante lugar no concelho”.

- PUB -

 

Novo olhar sobre o mar até 2020

 

A iniciativa Fish Day é incorporada no projeto Fish Forward, co-financiado pela União Europeia, que sensibiliza para o consumo sustentável de produtos do mar, ao mesmo tempo que propõe a alteração de comportamentos de consumidores e empresas na Europa, com base numa maior consciencialização e maior conhecimento das implicações que o consumo e o fornecimento de pescado têm sobre as pessoas e os oceanos nos países em desenvolvimento.

Os objectivos passam por garantir, até 2020, que consumidores e empresas assumam a responsabilidade da escolha de produtos do mar sustentáveis, para, assim, contribuírem activamente para o desenvolvimento sustentável, bem como para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -