23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalConselho de S. Sebastião aprova levantamento da freguesia

Conselho de S. Sebastião aprova levantamento da freguesia

Conhecer as condições sociais e estruturas de educação e de saúde é um dos objectivos do Conselho Local de Parceiros de S. Sebastião para definir respostas à medida

 

- PUB -

A Junta de Freguesia de S. Sebastião tem a decorrer sessões de auscultação pública abertas a representantes do movimento associativo e popular, associações e comissões de moradores para recolher testemunhos e informações complementares às que já tem compiladas para a criação de um documento que quer retratar a realidade social do território.

A construção deste documento foi decidida após as reuniões de Setembro e Outubro, entre o executivo da Junta e entidades pertencentes ao Conselho Local de Parceiros de S. Sebastião (CLPSS), com o objectivo de recolher contributos para complementar o retrato social da freguesia.

“Consideramos que este deve ser um processo participado que corresponda às preocupações de todos e que retrate, da forma mais fiel possível, a realidade da freguesia”, explica Nuno Costa, presidente do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião que, em parceria com a Cooperativa SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, impulsionou a criação da CLPSS.

- PUB -

De acordo com Ana Bordeira, secretária do executivo da Junta de Freguesia, a ideia é “criar um documento que nos ajude a intervir melhor no território de S. Sebastião, identificando as principais características, potencialidades e necessidades do território” nas áreas da inclusão social, e educação e saúde. Para isso, será incluída a visão dos “agentes locais com conhecimento privilegiado do território”, indica a autarca, referindo-se ao movimento associativo e popular.

As duas reuniões já realizadas contaram com os contributos de representantes de diversas associações e testemunhos de alguns cidadãos, a título individual, que quiseram colaborar no processo. Nestes encontros marcam igualmente presença representantes da SEIES e da Rede Europeia Anti-Pobreza.

Todos os contributos, testemunhos e inquietações apresentados nestas reuniões vão ser incluídos no relatório social da freguesia que será apresentado publicamente em reunião plenária a agendar brevemente, para a qual serão convidados representantes de todos os agentes que participaram na discussão.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -