26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCampeões nacionais trazem o ouro para Setúbal

Campeões nacionais trazem o ouro para Setúbal

António Jorge e Maria Mariani sagraram-se campeões mundiais de kickboxing na Irlanda. A dupla conquistou três medalhas de ouro no total e, em entrevista a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO, fala numa experiência que compensou todos os sacrifícios dos últimos dez anos.

 

- PUB -

António Jorge e Maria Mariani viram recompensada a energia que, nos últimos dez anos, investiram na prática de kickboxing e sagraram-se campeões mundiais no ISKA World Championship, na Irlanda. A dupla setubalense trouxe para a cidade do Sado três medalhas de ouro e uma de bronze e foi recebida em festa no aeroporto, num momento que veio fechar a aventura com chave de ouro.

“Foram cinco dias de altos e baixos mas conseguimos o ouro e foi sem dúvida a nossa melhor experiência”, contou Maria Mariani a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO. A jovem de 18 anos diz estar a viver um sonho, um sentimento partilhado pelo colega António Jorge. “Quando começamos a competir, olhamos sempre para os campeões do mundo. Conseguir alcançar esse nível é um sonho tornado realidade”, afirmou.

Maria Mariani venceu a medalha de ouro em low kick e a de bronze em k1, ao passo que António Jorge chegou ao ouro em k1 e full-contact. Para o mestre Henrique Diogo, trata-se um feito incrível e merecido pela dupla. “É gratificante. É um trabalho que já fazemos juntos há alguns anos e chegar a este patamar é o topo. Eles os dois destacaram-se mais mas acredito que se todos se esforçarem como eles, conseguirão chegar lá mais tarde ou mais cedo”, afirmou, admitindo que já esperava um bom resultado: “Estávamos a espera de regressar com medalhas.”

- PUB -

A lutar desde os oito anos, a dupla já tinha participado noutras provas e explica quais os principais obstáculos que teve de ultrapassar. “O peso é a nossa maior batalha. Temos de fazer dietas e muitos sacrifícios, como estar num jantar e ter de nos privar de certas coisas. A segunda maior batalha é aquele pequeno momento antes do árbitro começar o combate. Depois do primeiro golpe, é sempre para a frente”, revelou António Jorge. “Temos esta vida e temos de a saber equilibrar com outras coisas. Não temos a vida de um jovem normal, mas se queremos mesmo isto temos de nos focar”, afirmou Maria Mariani, que destacou o papel do mestre Henrique Diogo: “É a base de tudo isto. Se chegámos aqui, é graças ao apoio que recebemos. Para mim, é como um pai que me acompanha desde pequena. Confio nele ao ponto de pôr as mãos no fogo.”

Conquistado o ouro, os jovens já pensam nos próximos desafios. “Era um sonho ser campeã do mundo. Agora, todos os outros sonhos tornam-se objetivos”, disse Maria Mariani, com António Jorge a destacar o feito, conseguido num país que por vezes desvaloriza os desportos de combate: “Apesar de estarmos contra tudo e contra todos, porque costumamos ficar esquecidos entre os restantes, fomos lá fora e fizemos o nosso trabalho. Trouxemos duas medalhas de ouro e isso acaba por ser uma chapada de luva branca para muita gente.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -