25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalICNF admite reenchimento das praias com areias das dragagens

ICNF admite reenchimento das praias com areias das dragagens

“Não há nenhuma reserva em relação a essa hipótese”, diz presidente do instituto. Solução ainda está a ser avaliada

 

- PUB -

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) admite a possibilidade de a areia retirada do fundo do sado pelas dragagens poder ser utilizada para fazer o enchimento das praias da Arrábida, confirmou a O SETUBALENSE, no sábado, o presidente do instituto.

“Vamos fazer a avaliação, mas não há nenhuma reserva em relação a isso”, disse Nuno Banza, acrescentando que “é preciso saber, em primeiro lugar, se a areia tem condições e qualidade, e, depois, se faz sentido realimentar praias naturais”.

O responsável do ICNF admite essa solução “havendo qualidade na areia e se fizer sentido realimentar praias naturais”. Por enquanto o instituto diz não “ainda respostas” a estas questões e promete divulgar quando as obtiver. “Seguramente que estaremos a fazer esse trabalho”, garante Nuno Banza, explicando, no entanto, que a decisão de reenchimento das praias “não depende só do ICNF, depende uma série de entidades”.

- PUB -

A sugestão para que a areia das dragagens fosse usada para encher as praias onde já falta areal, sobretudo o Portinho da Arrábida que já é só pedras, foi feita pela Câmara de Setúbal no parecer que apresentou no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental das obras do Porto de Setúbal.

O setubalense questionou também o presidente do ICNF sobre o era aeroporto do Montijo, mas o responsável disse que não queria fazer declarações sobre esse processo.

Nuno Banza esteve em Setúbal na abertura da feira ObservaNatura, que decorreu até ontem no Cais 3 do Porto de Setúbal. A 11.ª edição da maior feira de turismo da natureza reuniu cerca de duas centenas de operadores em diversas actividades, repartidas entre o rio, Herdade da Mourisca, Parque Urbano de Albarquel e Casa da Baía.

- PUB -

Na abertura do certame estiveram presentes o vice-presidente da Câmara, Manuel Pisco, assim como os presidentes das juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado, e o responsável do ICNF defendeu que a ObservaNatura em Setúbal é um investimento.

“É trazer a feira para perto das pessoas. Nós não deixamos de fazer actividades na Mourisca, na Arrábida, em Tróia e nos outros sítios, mas com a feira temos o objectivo de ficarmos mais perto das pessoas, para podermos comunicar, despertar interesse em mais visitantes e ter alguma interacção adicional para que a mensagem chegue a mais pessoas”, disse Nuno Banza.

O presidente do ICNF referiu que o instituto tem “1500 pessoas espalhadas pelo território, que todos os dias contribuem para que a vida dos portugueses seja um bocadinho melhor e é preciso que os cidadãos saibam isso”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -